Andav se reúne com ministro do Meio Ambiente e Ibama

Representantes de diferentes setores econômicos foram recebidos nesta quarta-feira (2) pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, e o presidente do Ibama, Eduardo Bim. O encontro foi intermediado pelo deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) e teve a participação dos segmentos de Distribuição de Insumos Agrícolas, postos de combustíveis, concessionárias de veículos e cerealistas. Os diferentes setores apontam um problema em comum; a cobrança da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA), criada a partir da Lei 6.938/81, que trata da Política Nacional do Meio Ambiente. A TCFA é cobrada para controlar e fiscalizar as atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos naturais.

O Relações Institucionais da Andav, Geraldo Mafra, que esteve presente na reunião, explica que a base de cálculo da cobrança da taxa sobre os insumos agrícolas é feita de maneira desproporcional, considerando que o critério deve implicar apenas em atividades potencialmente poluidoras. “As empresas atualmente pagam a Taxa sobre o Faturamento Bruto, onde nesse montante temos receitas de produtos de riscos e outros produtos que não oferecem qualquer risco poluidor, de forma que há uma tributação exagerada. O Projeto de Lei 10.273/18, propõe ajustar essa condição, ou seja, cobrar TCFA somente de receitas da atividade de riscos”, explica.

O ministro do Meio Ambiente solicitou aos setores um estudo técnico de como a TCFA impacta as diferentes cadeias produtivas.

Proposta muda regras para incidência da TCFA

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 10.273/18, de autoria do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), que pretende alterar a incidência da TCFA. A principal mudança prevista no texto é a limitação da possibilidade de cobrança da taxa, que passará a ser justificada somente quando atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais que estejam submetidas a procedimento de licenciamento ou autorização ambiental de competência da União.

A proposta está tramitando na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e ainda precisa ser apreciada pelas comissões de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Participação da sociedade

Está disponível no portal da Câmara dos Deputados uma enquete virtual que recolhe opiniões da sociedade sobre o PL. Interessados em participar da enquete podem encaminhar comentários e avaliar a sua concordância com o teor do projeto.  Confira a proposta na íntegra.

Com informações da Assessoria de Comunicação – Jerônimo Goergen

Veja outras notícias relacionadas

unnamed
12/06/2024
Pacheco devolve ao governo parte da MP que altera regras do PIS/Cofins
banner_
06/06/2024
Nota Andav: Medida Provisória 1.227/2024
Capa Informativo Site (2)
24/05/2024
Andav promove terceira edição de web série sobre gestão de riscos

Veja outras notícias relacionadas

Foto_Premio_Pesquisa
18/06/2024
Prêmio Mulheres do Agro abre fase de indicação popular para categoria que reconhece pesquisadoras e cientistas
unnamed
12/06/2024
Pacheco devolve ao governo parte da MP que altera regras do PIS/Cofins
banner_
06/06/2024
Nota Andav: Medida Provisória 1.227/2024
Capa Informativo Site (2)
24/05/2024
Andav promove terceira edição de web série sobre gestão de riscos
OGF-news-2024-maior
16/05/2024
Lançamento do Outlook GlobalFert 2024: Principais Tendências e Perspectivas para o Mercado de Fertilizantes
banner site 1
14/05/2024
7ª edição do Prêmio Mulheres do Agro
Informativos (4)
06/05/2024
Ajude o Rio Grande do Sul!
Informativos (1)
03/05/2024
Paulo Guedes confirma presença como palestrante de encerramento da Plenária do Congresso Andav 2024