2º Fórum ABRAS reúne Cadeia Nacional de Abastecimento e debate desafios

Evento híbrido conta com a participação de catorze associações da coalizão multisetorial para ampliar diálogo sobre os rumos do setor

A ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) anunciou nesta segunda-feira (16) a realização da segunda edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento. O  evento, que passou a integrar o calendário da Associação no ano passado, visa debater e propor soluções de implementação para os cinco desafios de geração de impacto econômico, social, ambiental e de governança, eleitos como prioritários para o setor no primeiro fórum, realizado em junho do ano passado. O Fórum acontece no WTC – São Paulo, dia 9 de junho, e será fechado presencialmente para convidados e transmitido online ao vivo pelo canal do Youtube da ABRAS.

O Fórum é o único do país com participação de uma Coalizão Multisetorial com 14 das principais entidades de classe – de insumos agropecuários ao varejo supermercadista – e adesão dos poderes legislativo, executivo, agências reguladoras e organismos internacionais. “O compromisso do Distribuidor de Insumos Agropecuários se dá através da facilitação de ferramentas de última geração e boas práticas ao produtor rural. É imperativo o nosso foco em garantir a segurança alimentar, promovendo o aumento da produtividade em harmonia com os recursos naturais e colaborando com o fortalecimento de comunidades no âmbito socioeconômico”, afirma Alberto Yoshida, Diretor Conselheiro da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav).

Os participantes do Fórum devem produzir ainda um relatório com as principais conclusões e um documento de representação do evento na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas 2022 (COP-22) a ser realizada no Egito em novembro deste ano.

Durante o Fórum, será realizada também a cerimônia de premiação dos maiores doadores do programa ‘Brasil Fraterno – Comida no Prato’, lançado em novembro do ano passado pelo Ministério da Cidadania. A plataforma busca conectar a empresa doadora a instituições habilitadas a recebê-la. As empresas doadoras têm isenção de ICMS e recebem um selo do governo federal. A presença do ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, está confirmada.

Programa

Nesta edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento, serão apresentados os resultados e os encaminhamentos propostos pelas reuniões de trabalho realizadas pelos participantes a partir dos resultados da 1ª. edição do Fórum, para enfrentar os cinco desafios eleitos como prioritários.  São eles: ‘Redução de custos’ (reforma tributária); ‘Consumo consciente’  (economia circular); ‘Redução do desperdício’  (adoção do ‘best before’); ‘Combate à fome’  (conexão entre o mapa do desperdício com o mapa da fome) e ‘Conhecimento sobre ESG’ (disseminação de informação, treinamento e capacitação).

“O Fórum prima pela transparência, não queremos nos fechar para falar sobre questões que afetam a todos, pelo contrário, para a ABRAS é fundamental essa abertura para a participação de todos, a construção é coletiva”, disse Galassi.

Coalizão multisetorial

Catorze entidades de classe fazem parte da coalizão multisetorial que participa do Fórum. Além da ABRAS, por meio do presidente João Galassi, participam a Abramilho representada pelo presidete Alysson Paolinelli;  a ABIA, presidente João Dornella; Abralatas, presidente-executivo Cátilo Cândido; a Abag, diretor-executivo Eduardo Daher; Abir, presidente Victor Bicca; Abralog, presidente Pedro Francisco Moreira; Andav, Diretor Conselheiro Alberto Yoshida ; Abihpec presidente-executivo João Carlos Basílio; Abad, presidente Leonardo Miguel Severini; CropLife, presidente Christian Lohbauer; Abipla, presidente Juliana Durazzo Marra; ABPA, presidente Ricardo Santin;  e Abre, com o presidente Marcos Barros.

Veja outras notícias relacionadas

banner_
06/06/2024
Nota Andav: Medida Provisória 1.227/2024
Capa Informativo Site (2)
24/05/2024
Andav promove terceira edição de web série sobre gestão de riscos
OGF-news-2024-maior
16/05/2024
Lançamento do Outlook GlobalFert 2024: Principais Tendências e Perspectivas para o Mercado de Fertilizantes

Veja outras notícias relacionadas

unnamed
12/06/2024
Pacheco devolve ao governo parte da MP que altera regras do PIS/Cofins
banner_
06/06/2024
Nota Andav: Medida Provisória 1.227/2024
Capa Informativo Site (2)
24/05/2024
Andav promove terceira edição de web série sobre gestão de riscos
OGF-news-2024-maior
16/05/2024
Lançamento do Outlook GlobalFert 2024: Principais Tendências e Perspectivas para o Mercado de Fertilizantes