ANDAV completa 28 anos e intensifica a representatividade dos distribuidores de insumos agropecuários
No último ano, o foco na gestão e nos desafios que travam o crescimento foram amplamente discutidos entre os associados
A ANDAV – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários celebra hoje, dia 18 de outubro, mais um ano de representação nacional frente ao canal de distribuição. São 28 anos da data de fundação, em 1990. O dia também é marcado por ser o Dia Nacional do Distribuidor de Insumos Agrícolas e Veterinários, instituído por meio da aprovação da Lei nº 12.500, de 4 de outubro de 2011, uma das conquistas mais representativas da ANDAV. A Associação ocupa posição estratégica na cadeia do agronegócio brasileiro enquanto representante legítima do setor e geradora de conhecimento, difusão e representatividade frente ao canal de distribuição.
“Estamos cada vez mais presentes nas discussões e tomadas de decisões junto ao governo e aos órgãos públicos. No atual momento, em que o cenário macroeconômico e político está em transformação, o canal de distribuição reforça os valores de sua visão associativa, aspectos que envolvem diretamente a conscientização e educação do homem do campo, na busca por produzir com qualificação, tecnologia e orientação técnica”, analisa Henrique Mazotini, presidente executivo da ANDAV.
Em 2018, o mercado de distribuição de insumos agropecuários movimentado pelos associados da ANDAV faturou cerca de R$ 40 bilhões, entre fertilizantes, produtos de nutrição vegetal e medicamentos veterinários. “Geramos também empregos para cerca de 100 mil profissionais, diretamente e indiretamente e realizamos mais de 10 milhões de visitas a agricultores todos os anos. Isso reforça ainda mais a ANDAV como essencial para levar conhecimento técnico de produtos e tecnologia aos produtores rurais”, analisa Antonio Henrique Botelho Lima, presidente do Conselho Diretor.
Comemoração que marca aniversário de 28 anos da ANDAVe Dia Nacional dos Distribuidores de Insumos contou com representantes de entidades de classe, distribuidores e representantes da indústria
Nos últimos anos, os desafios do setor de distribuição passaram a ser ainda maiores, como é o caso do acesso a crédito rural especial para o setor, o desenvolvimento e aprimoramento de produtos de Seguro Rural para que possa de fato oferecer coberturas para perdas eventuais, possibilitando ao produtor rural a continuidade de seus negócios, entre outros aspectos que envolvem a gestão dos distribuidores de insumos agropecuários. Importantes lutas para todo o agronegócio brasileiro estão sendo travadas e têm o apoio fundamental dos associados da ANDAV, entre elas o combate aos produtos ilegais; a discussão da mudança da tabela de frete; aspectos de segurança pública e de infraestrutura, que estão paralisados em praticamente todos os estados brasileiros.
Para todas estas necessidades, a ANDAV esteve e está atuando para encontrar formas de viabilizar soluções práticas. “Uma boa logística, por exemplo, é fundamental ao distribuidor. O Brasil necessita de um plano logístico urgente, de forma que se possa reduzir o custo final do produto, tanto para o mercado interno como para o de exportação”, finaliza Antonio Henrique.