ENCONTRO COMEMORA OS 28 ANOS DE ASSOCIATIVISMO DOS DISTRIBUIDORES DE INSUMOS AGROPECUÁRIOS

ENCONTRO COMEMORA OS 28 anos DE ASSOCIATIVISMO dos distribuidores de insumos agropecuários

Realizado em São Paulo, ação contou com a presença de 30 empresas e associações parceiras

Anualmente, o dia 18 de outubro, é muito importante para todo o setor de distribuição de insumos agrícolas e veterinários. Trata-se de um momento de reflexões sobre as conquistas e desafios do segmento, de rever a história da ANDAV composta por uma linha cronológica de intensos trabalhos que culminaram no crescimento de uma associação nacional atuante, fundada em 1990.

Há sete anos a data ficou marcada como o Dia Nacional do Distribuidor de Insumos Agrícolas e Veterinários, instituído por meio da aprovação da Lei nº 12.500, de 4 de outubro de 201. Para marcar a data, a ANDAV promoveu um encontro no Café Journal, em São Paulo, que serviu como um encontro entre associados, indústria e entidades de classe.

“Estamos cada vez mais presentes nas discussões e tomadas de decisões junto ao governo e aos órgãos públicos. No atual momento, em que o cenário macroeconômico e político está em transformação, o canal de distribuição reforça os valores de sua visão associativa, aspectos que envolvem diretamente a conscientização e educação do homem do campo, na busca por produzir com qualificação, tecnologia e orientação técnica”, analisa Henrique Mazotini, presidente executivo da ANDAV.

Em 2018, o mercado de distribuição de insumos agropecuários movimentado pelos associados faturou cerca de R$ 40 bilhões, entre fertilizantes, produtos de nutrição vegetal e medicamentos veterinários. “Geramos também empregos para cerca de 100 mil profissionais, diretamente e indiretamente e realizamos mais de 10 milhões de visitas a agricultores todos os anos. Isso reforça ainda mais a ANDAV como essencial para levar conhecimento técnico de produtos e tecnologia aos produtores rurais”, analisa Antonio Henrique Botelho Lima, presidente do Conselho Diretor.

Nos últimos anos, os desafios do setor de distribuição passaram a ser ainda maiores, como é o caso do acesso a crédito rural especial para o setor, o desenvolvimento e aprimoramento de produtos de Seguro Rural para que possa de fato oferecer coberturas para perdas eventuais, possibilitando ao produtor rural a continuidade de seus negócios, entre outros aspectos que envolvem a gestão dos distribuidores de insumos agropecuários. Importantes lutas para todo o agronegócio brasileiro estão sendo travadas e têm o apoio fundamental dos associados da ANDAV, entre elas o combate aos produtos ilegais; a discussão da mudança da tabela de frete; aspectos de segurança pública e de infraestrutura, que estão paralisados em praticamente todos os estados brasileiros.

Para todas estas necessidades, a ANDAV esteve e está atuando para encontrar formas de viabilizar soluções práticas. “Uma boa logística, por exemplo, é fundamental ao distribuidor. O Brasil necessita de um plano logístico urgente, de forma que se possa reduzir o custo final do produto, tanto para o mercado interno como para o de exportação”, finaliza Antonio Henrique. Para o próximo ano, a ANDAV continuará trabalhando com foco em boas práticas de gestão.

Veja outras notícias relacionadas

banner_
06/06/2024
Nota Andav: Medida Provisória 1.227/2024
Capa Informativo Site (2)
24/05/2024
Andav promove terceira edição de web série sobre gestão de riscos
OGF-news-2024-maior
16/05/2024
Lançamento do Outlook GlobalFert 2024: Principais Tendências e Perspectivas para o Mercado de Fertilizantes

Veja outras notícias relacionadas

unnamed
12/06/2024
Pacheco devolve ao governo parte da MP que altera regras do PIS/Cofins
banner_
06/06/2024
Nota Andav: Medida Provisória 1.227/2024
Capa Informativo Site (2)
24/05/2024
Andav promove terceira edição de web série sobre gestão de riscos
OGF-news-2024-maior
16/05/2024
Lançamento do Outlook GlobalFert 2024: Principais Tendências e Perspectivas para o Mercado de Fertilizantes
banner site 1
14/05/2024
7ª edição do Prêmio Mulheres do Agro
Informativos (4)
06/05/2024
Ajude o Rio Grande do Sul!