ENCONTRO COMEMORA OS 28 anos DE ASSOCIATIVISMO dos distribuidores de insumos agropecuários
Realizado em São Paulo, ação contou com a presença de 30 empresas e associações parceiras
Anualmente, o dia 18 de outubro, é muito importante para todo o setor de distribuição de insumos agrícolas e veterinários. Trata-se de um momento de reflexões sobre as conquistas e desafios do segmento, de rever a história da ANDAV composta por uma linha cronológica de intensos trabalhos que culminaram no crescimento de uma associação nacional atuante, fundada em 1990.
Há sete anos a data ficou marcada como o Dia Nacional do Distribuidor de Insumos Agrícolas e Veterinários, instituído por meio da aprovação da Lei nº 12.500, de 4 de outubro de 201. Para marcar a data, a ANDAV promoveu um encontro no Café Journal, em São Paulo, que serviu como um encontro entre associados, indústria e entidades de classe.
“Estamos cada vez mais presentes nas discussões e tomadas de decisões junto ao governo e aos órgãos públicos. No atual momento, em que o cenário macroeconômico e político está em transformação, o canal de distribuição reforça os valores de sua visão associativa, aspectos que envolvem diretamente a conscientização e educação do homem do campo, na busca por produzir com qualificação, tecnologia e orientação técnica”, analisa Henrique Mazotini, presidente executivo da ANDAV.
Em 2018, o mercado de distribuição de insumos agropecuários movimentado pelos associados faturou cerca de R$ 40 bilhões, entre fertilizantes, produtos de nutrição vegetal e medicamentos veterinários. “Geramos também empregos para cerca de 100 mil profissionais, diretamente e indiretamente e realizamos mais de 10 milhões de visitas a agricultores todos os anos. Isso reforça ainda mais a ANDAV como essencial para levar conhecimento técnico de produtos e tecnologia aos produtores rurais”, analisa Antonio Henrique Botelho Lima, presidente do Conselho Diretor.
Nos últimos anos, os desafios do setor de distribuição passaram a ser ainda maiores, como é o caso do acesso a crédito rural especial para o setor, o desenvolvimento e aprimoramento de produtos de Seguro Rural para que possa de fato oferecer coberturas para perdas eventuais, possibilitando ao produtor rural a continuidade de seus negócios, entre outros aspectos que envolvem a gestão dos distribuidores de insumos agropecuários. Importantes lutas para todo o agronegócio brasileiro estão sendo travadas e têm o apoio fundamental dos associados da ANDAV, entre elas o combate aos produtos ilegais; a discussão da mudança da tabela de frete; aspectos de segurança pública e de infraestrutura, que estão paralisados em praticamente todos os estados brasileiros.
Para todas estas necessidades, a ANDAV esteve e está atuando para encontrar formas de viabilizar soluções práticas. “Uma boa logística, por exemplo, é fundamental ao distribuidor. O Brasil necessita de um plano logístico urgente, de forma que se possa reduzir o custo final do produto, tanto para o mercado interno como para o de exportação”, finaliza Antonio Henrique. Para o próximo ano, a ANDAV continuará trabalhando com foco em boas práticas de gestão.