Colmeia Viva® participa do VIII Congresso ANDAV

Colmeia Viva® participa do VIII Congresso ANDAV e defende complementaridade entre os defensivos agrícolas e a polinização realizada pelas abelhas

 

O Colmeia Viva® é uma realização do setor de defensivos agrícolas sob a governança do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), apoiador institucional do VIII Congresso ANDAV, realizado em agosto. O objetivo do Movimento Colmeia Viva® é incentivar o diálogo entre agricultores e criadores de abelhas para que juntos possam encontrar caminhos para uma relação que valorize: a proteção racional dos cultivos; o serviço de polinização realizado por abelhas; a proteção das abelhas e do meio ambiente e o respeito à apicultura.

Durante o evento, o Colmeia Viva® foi representado pelo especialista em uso correto e seguro no Sindiveg, Daniel Espanholeto, que expôs aos mais de 35 fiscais presentes de todo o Brasil, as iniciativas e o plano de metas do Colmeia Viva® até 2020.

Em destaque, a complementaridade entre os defensivos agrícolas e a polinização realizada pelas abelhas. Manter o equilíbrio deste diálogo, integrando agricultura e apicultura, é a chave para garantir a produção sustentável de alimentos e a proteção das abelhas e do meio ambiente. Na visão do Colmeia Viva®, o conceito de dependência de polinização está ligado a quanto certo cultivo depende da polinização para alcançar todo seu potencial produtivo, não só pela quantidade, mas em qualidade também. As culturas dependentes da polinização animal (incluindo as abelhas) contribuem com 35% do volume de produção mundial de alimentos, representando 5% a 8% em valor da produção mundial. Esse dado faz parte do relatório divulgado em 2016 pela Plataforma Intergovernamental de Serviços Ecossistêmicos e Biodiversidade (IPBES).

Neste sentido, é fundamental o uso racional, correto e responsável dos defensivos agrícolas de modo a garantir a eficácia dos produtos na proteção das culturas agrícolas sem causar a perda de abelhas e colmeias. Afinal, o uso incorreto de defensivos agrícolas deve ser combatido porque configura um risco não só às abelhas, mas também à segurança das pessoas e do meio ambiente.

Está em curso entre a ANDAV e o Colmeia Viva® a assinatura de um termo de cooperação para implantar um plano nacional via plataforma digital voltado à prevenção da mortalidade de abelhas e mitigação de incidentes, com base na disseminação de boas práticas de uso de defensivos e na formalização do pasto apícola entre agricultores e apicultores. Há áreas-foco até 2020. Os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul são as prioridades até o final de 2018. Já os estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Bahia e Goiás são o foco até o final de 2019.

Entre as ações previstas está o reforço junto aos associados da ANDAV de algumas iniciativas do Movimento  Colmeia Viva®, entre elas o Colmeia Viva App, ambiente digital para facilitar o diálogo entre agricultores e criadores de abelhas, e o Colmeia Viva® – Assistência Técnica 0800 771 8000, um canal direto que atende a agricultores, criadores de abelhas, aplicadores de defensivos, distribuidores, revendedores e equipe de vendas das empresas signatárias e também está aberto aos fiscais de todo território nacional para esclarecer dúvidas e compartilhar boas práticas para prevenção e mitigação da mortalidade de abelhas. Atualmente, o Colmeia Viva® conta também com um Manual de Boas Práticas Agricultura-Apicultura, com mais de 70 dicas e práticas. Esse material pode ser baixado no site do Movimento Colmeia Viva®.

Os detalhes sobre os princípios, bandeiras de prioridades, metas até 2020 e iniciativas do Colmeia Viva® também estão disponíveis no site www.colmeiaviva.com.br.

Qualquer dúvida entre em contato através do Atendimento ao Associado, ou pelo telefone (19) 3203-9884.

Veja outras notícias relacionadas

Capa Informativo Site (3)
08/07/2024
Andav reivindica isonomia frente à mudança no texto de regulamentação da Reforma Tributária
Foto_Premio_Pesquisa
18/06/2024
Prêmio Mulheres do Agro abre fase de indicação popular para categoria que reconhece pesquisadoras e cientistas
unnamed
12/06/2024
Pacheco devolve ao governo parte da MP que altera regras do PIS/Cofins

Veja outras notícias relacionadas

unnamed
11/07/2024
PLP 68/24 é aprovado na Câmara com a inclusão de correções sobre o comércio de insumos agropecuários.
Capa Informativo Site (3)
08/07/2024
Andav reivindica isonomia frente à mudança no texto de regulamentação da Reforma Tributária
Foto_Premio_Pesquisa
18/06/2024
Prêmio Mulheres do Agro abre fase de indicação popular para categoria que reconhece pesquisadoras e cientistas
unnamed
12/06/2024
Pacheco devolve ao governo parte da MP que altera regras do PIS/Cofins
banner_
06/06/2024
Nota Andav: Medida Provisória 1.227/2024
Capa Informativo Site (2)
24/05/2024
Andav promove terceira edição de web série sobre gestão de riscos
OGF-news-2024-maior
16/05/2024
Lançamento do Outlook GlobalFert 2024: Principais Tendências e Perspectivas para o Mercado de Fertilizantes
banner site 1
14/05/2024
7ª edição do Prêmio Mulheres do Agro
Informativos (4)
06/05/2024
Ajude o Rio Grande do Sul!