Conforme divulgado pela Andav, nesta segunda-feira (08), a Anvisa decidiu pelo banimento definitivo do ingrediente ativo Carbendazim em defensivos agrícolas no país.
Com a publicação da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 739/2022, publicada pela Agência nesta terça-feira (09/08), foram estabelecidos os prazos para importação, exportação, comercialização e utilização dos produtos à base de Carbendazim, bem como estabelece as medidas transitória de mitigação de riscos.
Sendo assim, Distribuidores de Insumos Agropecuários podem comercializar o produto por até 6 meses, a partir da publicação da RDC, ou seja, até 08 de fevereiro de 2023. Após esse prazo, os produtos não poderão ser comercializados e as empresas deverão providenciar, em até 2 meses, a destinação adequada dos produtos remanescentes em estoque. O uso pelo produtor rural está permitido até seu esgotamento, respeitando o prazo de validade do produto.
Diante dessa normativa, a Andav recomenda ao Distribuidor Associado, que realize um planejamento para aquisição e comercialização desses produtos, com atenção especial aos estoques, evitando assim prejuízos financeiros.
Associado Andav, não fique com dúvidas! Entre em contato conosco e encaminhe as suas perguntas em nossa Plataforma de Atendimento ao Associado .