ANDAV e IAGRO assinam termo de cooperação

Convênio, assinado durante o Congresso ANDAV, envolve ainda treinamento e capacitação para profissionais da distribuição e agentes de fiscalização 

A Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV) e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (IAGRO) assinaram, nesta terça-feira, dia 13 de agosto, o Termo de Cooperação Técnica, com o objetivo de trocar informações relevantes que contribuam para aprimorar o processo de fiscalização da agência e para melhorar os procedimentos dos distribuidores associados à entidade. A assinatura do termo ocorreu durante o Congresso ANDAV – Fórum e Exposição, que vai até amanhã, dia 14, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

De acordo com Henrique Mazotini, presidente executivo da ANDAV, esse termo de cooperação se reveste de uma importância muito grande porque existe uma interação entre o sistema de distribuição e o órgão de fiscalização. “Nosso processo de comercialização é altamente legislado. E, essa parceria faz com que haja um entendimento e uma produtividade melhor tanto por parte dos fiscais como por parte dos distribuidores para o fiel cumprimento da legislação brasileira. Desse modo, essa proximidade entre os dois agentes – fiscalizador e fiscalizado – pode gerar produtos bastante benéficos para todo o sistema”, afirmou.

Para Daniel Ingold, presidente da IAGRO, o convênio com a ANDAV vem contribuir para quebrar um paradigma de que a agência trabalha apenas para notificar o distribuidor. “Além de fortalecer uma iniciativa público-privado, vai melhorar a fiscalização porque todos os dois públicos falarão uma mesma linguagem e serão formados com os mesmos parâmetros, uma vez que será um trabalho em conjunto desenvolvido para melhorar a parte técnica que envolve o sistema de distribuição e a fiscalização”, ressaltou.

Em vigência a partir desta terça-feira, dia 13, a cooperação técnica vai envolver ainda o desenvolvimento de um programa de capacitação para os profissionais da distribuição e para os agentes de fiscalização. Para o primeiro público, o treinamento será direcionado para responsabilidade técnica que um profissional precisa assumir quando está na área de comercialização de insumos. Já para o público da IAGRO, o treinamento terá os mesmos parâmetros dos cursos da ANDAV, balizando a conversa sobre legislação para os dois perfis.

A ANDAV possui outros convênios com agências de defesa sanitária animal em outros estados, cujos resultados têm sido muito positivos. Atualmente, os associados da entidade no Mato Grosso do Sul representam 80% do Market share do segmento de distribuição no estado.

Veja outras notícias relacionadas

unnamed
12/06/2024
Pacheco devolve ao governo parte da MP que altera regras do PIS/Cofins
banner_
06/06/2024
Nota Andav: Medida Provisória 1.227/2024
Capa Informativo Site (2)
24/05/2024
Andav promove terceira edição de web série sobre gestão de riscos

Veja outras notícias relacionadas

Foto_Premio_Pesquisa
18/06/2024
Prêmio Mulheres do Agro abre fase de indicação popular para categoria que reconhece pesquisadoras e cientistas
unnamed
12/06/2024
Pacheco devolve ao governo parte da MP que altera regras do PIS/Cofins
banner_
06/06/2024
Nota Andav: Medida Provisória 1.227/2024
Capa Informativo Site (2)
24/05/2024
Andav promove terceira edição de web série sobre gestão de riscos