Distribuidor: Redobre a sua atenção aos processos e ferramentas de segurança neste final de ano 

O aumento no fluxo de cargas no transporte e no armazenamento de produtos durante o plantio das maiores safras no Brasil são fatores que tem contribuído para o aumento nos casos de roubos e furtos de produtos na Distribuição de Insumos nos últimos anos, especialmente no último trimestre.

Neste cenário, a Andav reforça a importância do perfeito funcionamento dos sistemas protecionais nos estabelecimentos e depósitos, tais como: sistema de alarme monitorado por empresa de segurança, sensor de presença, câmeras de CFTV com gravação de imagens por pelo menos 15 dias, grades e trancas em portas e janelas; além de contar com o amparo de seguros que estejam de acordo com o nível de especificidade previstas na atuação da Distribuição de Insumos.

Mitigando o risco de fraudes
Estabelecer procedimentos para a venda e entrega de produtos é de suma importância para que o distribuidor evite prejuízos diante do risco de fraudes.

Para reduzir as chances de golpes em sua empresa, é importante estabelecer processos para identificar possíveis riscos, analisando, por exemplo, a realização de compras fora do padrão ou de produtos de alto valor. Outro ponto importante é a análise da documentação e a confirmação do pedido com o contato cadastrado em sua base de dados.

Conhecer o comportamento de compras dos seus clientes é outra atitude positiva para reduzir fraudes. Normalmente, eles realizam negociações parecidas e que são entregues no mesmo endereço ou retirados pela mesma pessoa ou empresa especializada.

Força tarefa no combate ao mercado ilegal

A Andav e o Grupo de Trabalho de Roubos e Furtos de Cargas da CropLife Brasil, entidade que representa fabricantes de defensivos do país, desenvolveram uma iniciativa inédita no segmento, com o objetivo de traçar um mapa nacional sobre a incidência de roubos de defensivos além de, junto às autoridades policiais, acelerar a identificação dos produtos roubados, sua recuperação e a devolução aos proprietários, quando possível.

Para isso, a Andav desenvolveu um canal exclusivo aos seus Associados para denúncia de ocorrência de roubos e furtos de cargas e/ou estoques. Para tanto, é necessário apresentar cópia do Boletim de Ocorrência, bem como todos os detalhes solicitados pelo Departamento Jurídico da Andav. A informação será retransmitida às autoridades policiais para início dos trâmites no caso de apreensão dos produtos. Tudo ocorrerá de maneira sigilosa e dentro dos critérios legais.

Associado Andav, denuncie e comunique à Andav sobre roubos e furtos de cargas e/ou estoques de defensivos agrícolas. Informe os dados sobre o sinistro ao Coordenador Regional da Andav de sua região, ou entre em contato através e-mail: isabelle@localhost ou telefone: (19) 9 8214-4507.