Comércio de Carbendazim será proibido em todo o Brasil a partir de 8 fevereiro de 2023

Conforme divulgado pela Andav, em 8 de agosto de 2022, a Anvisa decidiu pelo banimento definitivo do ingrediente ativo Carbendazim em defensivos agrícolas no país.

Com a publicação da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 739/2022,  foram estabelecidos os prazos para importação, exportação, comercialização e utilização dos produtos à base de Carbendazim, bem como estabelece as medidas transitórias de mitigação de riscos.

Segundo a resolução, a partir de 08 de fevereiro de 2023,os produtos não poderão ser comercializados ou entregues ao cliente final.

Ainda segundo a Anvisa, as empresas deverão providenciar, a destinação adequada dos produtos remanescentes em estoque, junto aos fabricantes dos respectivos produtos.

O uso pelo produtor rural está permitido até seu esgotamento, respeitando o prazo de validade do produto.

Diante da normativa, a Andav recomenda ao Distribuidor Associado, que realize um planejamento para destinação correta dos produtos à base de Carbendazim, com atenção especial aos estoques, evitando assim prejuízos financeiros.

Associado Andav, não fique com dúvidas! Entre em contato conosco e encaminhe as suas perguntas em nossa Plataforma de Atendimento ao Associado .