CropLife Brasil lança Campanha Agricultor de Valor 2023

Iniciativa conta com o apoio da Andav, e tem o objetivo de conscientizar agricultores sobre uso de produtos ilegais no campo

A CropLife Brasil, associação que reúne empresas, especialistas e instituições que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a produção agrícola sustentável, acaba de lançar a Campanha Agricultor de Valor 2023, cujo objetivo é conscientizar agricultores e a agricultoras sobre os riscos da utilização de insumos ilegais nas lavouras.

Foto: Divulgação

Além de orientar sobre os perigos desse mercado ilícito, a iniciativa oferece um canal 100% seguro e anônimo de denúncias, onde o usuário pode denunciar o comércio, transporte e o uso de produtos ilegais em qualquer propriedade rural. A campanha é composta por peças produzidas para as redes sociais da CropLife Brasil, como InstagramLinkedInFacebookYouTube e site oficial. A campanha ainda terá espaço em importantes veículos do trade do agronegócio, entre junho e novembro de 2023.

A ação foi desenvolvida in house pela CropLife Brasil e conta com o apoio da ADICER (Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Cerrado), Andav (Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários), InpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), Receita Federal, Sindicato Rural de Uberlândia e Sindiveg (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal).

Cenário do mercado de insumos ilegais no Brasil

A incidência do contrabando de insumos agrícolas ilegais vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. É possível observar a dimensão do problema analisando o número de apreensões, que é crescente. Entre 2019 e 2022, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) registrou a apreensão de mais 925 toneladas de agrotóxicos ilegais em vários estados do País.

Somente a Operação Controle Brasil, coordenada pelo Ministério da Justiça, registrou a apreensão de 189 toneladas de defensivos químicos agrícolas irregulares em um período de três meses em 2022. Segundo informações do Observatório de dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Rio Grande do Sul se tornou uma das principais portas de entrada de agrotóxicos ilegais no Brasil. Foram cerca de 65 toneladas apreendidas no Estado durante o período.

Para Nilto Mendes, Gerente do Comitê de Combate a Produtos Ilegais da CropLife Brasil, uma série de fatores justificam o avanço das apreensões em todo o Brasil. Um deles é a conscientização e a troca de informações entre órgãos de segurança pública, de defesa vegetal e da agricultura, do meio ambiente e aduaneiros.

“Os insumos de origem ilegal são uma grande ameaça para a agricultura brasileira e a saúde de quem maneja e de quem consome alimentos cultivados com esses insumos. Por isso, é preciso conscientizar os produtores rurais da gravidade da situação e disponibilizar canais para denúncias dessas práticas ilegais”, alerta Mendes.

O especialista reforça que muitos produtores optam por utilizar esse tipo de produto pelo baixo custo e a falsa promessa de eficiência, muitas vezes alheios aos perigos e aos impactos que estes insumos ilegais podem oferecer.

“Somente por meio da educação e conscientização é que vamos reverter a adoção de insumos ilegais, que infelizmente está em alta. Os agricultores e agricultoras de valor precisam entender como agir em situações como essa. O comércio, transporte, armazenamento e o uso de insumos ilegais é crime” finaliza Mendes.

Para mais informações sobre a Campanha Agricultor de Valor 2023, acesse: https://agricultordevalor.org.br/

Veja outras notícias relacionadas

banner_
06/06/2024
Nota Andav: Medida Provisória 1.227/2024
Capa Informativo Site (2)
24/05/2024
Andav promove terceira edição de web série sobre gestão de riscos
OGF-news-2024-maior
16/05/2024
Lançamento do Outlook GlobalFert 2024: Principais Tendências e Perspectivas para o Mercado de Fertilizantes

Veja outras notícias relacionadas

unnamed
12/06/2024
Pacheco devolve ao governo parte da MP que altera regras do PIS/Cofins
banner_
06/06/2024
Nota Andav: Medida Provisória 1.227/2024
Capa Informativo Site (2)
24/05/2024
Andav promove terceira edição de web série sobre gestão de riscos
OGF-news-2024-maior
16/05/2024
Lançamento do Outlook GlobalFert 2024: Principais Tendências e Perspectivas para o Mercado de Fertilizantes
banner site 1
14/05/2024
7ª edição do Prêmio Mulheres do Agro