Andav compõe a 3ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS

Nesta terça-feira (13), a Andav participou da terceira edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento, organizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Pela primeira vez realizado em Brasília (DF), o evento anual foi criado para reunir as principais autoridades e lideranças dos setores que compõem a Cadeia de Abastecimento, com o objetivo de promover o debate de ideias e propor soluções concretas para os principais desafios estratégicos, econômicos, mercadológicos, institucionais e regulatórios.

A coalizão multissetorial participante do Fórum é formada por 15 setores, desde insumos agropecuários até o varejo supermercadista, todos comprometidos com o desenvolvimento econômico do país. Ao longo do evento, os presidentes das entidades participantes, representantes de agências reguladoras, órgãos internacionais e especialistas, debateram os cinco desafios eleitos como prioritários: consumo consciente por meio da economia circular, redução do desperdício por meio da adoção do conceito de “Best Before”, combate à fome por meio da conexão do mapa da fome com o mapa do desperdício, promoção do conhecimento sobre ESG por meio da informação, treinamento e capacitação, e redução dos custos por meio da Reforma Tributária.

O presidente executivo da Andav, Paulo Tiburcio, participou da sessão dedicada ao grupo de trabalho com a meta prioritária de disseminar conhecimento sobre ESG, liderado por João Carlos Basílio da Silva, Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). O painel contou com a participação de Maria Eugênia Buosi, Sócia de ESG Finance da KPMG, Pavel Cardoso, Presidente da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), Camila Valverde, Diretora de impacto da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, e Márcio Milan, vice-presidente de relações institucionais e administrativas da Abras.

Paulo Tiburcio destacou que a Andav representa mais de 2.600 pontos de venda da Distribuição de Insumos Agropecuários, desempenhando um papel fundamental na disseminação de conhecimento e tecnologia ao produtor rural. “O distribuidor aborda em campo o uso consciente de recursos naturais, como água, energia, solo, rotação de cultura, além de boas práticas de uso e ocupação do solo, como plantio direto e integração de lavoura, pecuária e floresta”, explicou o representante.

Em sua apresentação, Paulo abordou o convênio de cooperação firmado entre a Andav e a CropLife Brasil para a promoção de cursos de capacitação, seguindo os parâmetros do Programa Nacional de Habilitação de Aplicadores de Agrotóxicos, o “Aplicador Legal”. O programa visa proporcionar um sistema de educação continuada, promovendo a inclusão digital e a valorização profissional no campo, por meio de um maior acesso a informações atualizadas e de alta qualidade. A meta é habilitar cerca de 2 milhões de aplicadores e agricultores, disseminando boas práticas agronômicas e fornecendo orientação sobre a aplicação correta de defensivos agrícolas químicos e biológicos por meio da educação profissionalizante.

Paulo Tiburcio, também ressaltou a importância do contato próximo dos distribuidores em campo junto aos produtores rurais, destacando que isso é fundamental para reforçar os manejos sustentáveis, seguros e modernos.

No encerramento das exposições, o presidente executivo da Andav reiterou que as dinâmicas discutidas em torno do ESG estão intrinsecamente ligadas aos esforços dos milhões de produtores rurais que trabalham para o abastecimento nacional. “Nenhum país produz alimentos saudáveis e de forma tão sustentável quanto o Brasil. Nós precisamos acreditar mais no agricultor brasileiro e valorizar o agricultor. Nós precisamos dar mais crédito a ele, nós precisamos falar mais a verdade, nós precisamos melhorar nossa comunicação, para valorizar esse grande produtor brasileiro. Porque o que nós discutimos aqui hoje uma grande parte vem da produção agrícola ou pecuária. E nós precisamos valorizar esse cidadão que é o agricultor e o agropecuarista brasileiro”, encerrou.

A gravação do Fórum pode ser acessada no YouTube, por meio do seguinte link: https://www.youtube.com/live/0tVzxH3YZUI?feature=share

Veja outras notícias relacionadas

banner_
06/06/2024
Nota Andav: Medida Provisória 1.227/2024
Capa Informativo Site (2)
24/05/2024
Andav promove terceira edição de web série sobre gestão de riscos
OGF-news-2024-maior
16/05/2024
Lançamento do Outlook GlobalFert 2024: Principais Tendências e Perspectivas para o Mercado de Fertilizantes

Veja outras notícias relacionadas

unnamed
12/06/2024
Pacheco devolve ao governo parte da MP que altera regras do PIS/Cofins
banner_
06/06/2024
Nota Andav: Medida Provisória 1.227/2024
Capa Informativo Site (2)
24/05/2024
Andav promove terceira edição de web série sobre gestão de riscos
OGF-news-2024-maior
16/05/2024
Lançamento do Outlook GlobalFert 2024: Principais Tendências e Perspectivas para o Mercado de Fertilizantes
banner site 1
14/05/2024
7ª edição do Prêmio Mulheres do Agro
Informativos (4)
06/05/2024
Ajude o Rio Grande do Sul!