Crea-MT e Andav se reúnem para discutir aproximação e demandas da Agronomia

A Câmara Especializada de Agronomia (CEAGRO) do Crea Mato Grosso reuniu neste mês de março com representantes da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) para tratar de assuntos relacionados ao   receituário agronômico e Anotação da Responsabilidade Técnica (ART), além de novidades em torno dos temas e a legislação de Mato Grosso.

O presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego falou sobre a importância desse alinhamento entre a Câmara de Agronomia do Conselho e a Andav. E que essa parceria da entidade de Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários   vem ao encontro dos profissionais do Sistema Confea/Crea da área, inclusive do setor de defensivos agrícolas, ou seja, é essencial essa demanda do “mercado” por favorecer o ressarce dos profissionais da     Agronomia que são responsáveis pela produção agrícola de Mato Grosso.

“Apesar que    temos um déficit com relação quem seria o responsável pela Legislação Estadual, a aplicação, do receituário, quem assume a qualidade de aplicação e quem faz a dosagem e quem é responsável pela produção.  Por isso é de grande valia a discussão e alinhamentos do assunto, dessa forma   os profissionais da área agronômica estarão por dentro das mudanças e regras”, frisou Samaniego.

Já para a coordenadora jurídica da Andav, Isabelle Brentegani Helene, a ideia nesse primeiro momento também é apresentar a entidade aos membros da CEAGRO e qual o principal objetivo desse trabalho.  Atualmente a Andav já conta com mais de 2.500 associados em 700 munícipios representados, onde só em Mato Grosso existem aproximadamente 300 associados. “Outro ponto importante é a aproximação com os órgãos fiscalizadores. Para a Andav, enquanto representante dos distribuidores de insumos agrícolas e veterinários, é de suma importância a aproximação e o alinhamento com as entidades do setor produtivo e regulatório, para desenvolvimento da agricultura no estado e a garantia da segurança dos alimentos que chegam aos consumidores.”

Fizeram parte também do encontro: Federação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Mato Grosso (FEAGRO-MT), eng. agrônomo Isan Rezende, a coordenadora Regional de MT e Rondônia   da Andav, Monica Nunes, o coordenador da CEAGRO, eng. agrônomo Luiz Henrique Vargas, além de membros da CEAGRO.

Com informações de Cristina Cavaleiro da Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) e Fotos de Igor Bastos.

 

 

Veja outras notícias relacionadas

unnamed
12/06/2024
Pacheco devolve ao governo parte da MP que altera regras do PIS/Cofins
banner_
06/06/2024
Nota Andav: Medida Provisória 1.227/2024
Capa Informativo Site (2)
24/05/2024
Andav promove terceira edição de web série sobre gestão de riscos

Veja outras notícias relacionadas

Foto_Premio_Pesquisa
18/06/2024
Prêmio Mulheres do Agro abre fase de indicação popular para categoria que reconhece pesquisadoras e cientistas
unnamed
12/06/2024
Pacheco devolve ao governo parte da MP que altera regras do PIS/Cofins
banner_
06/06/2024
Nota Andav: Medida Provisória 1.227/2024
Capa Informativo Site (2)
24/05/2024
Andav promove terceira edição de web série sobre gestão de riscos
OGF-news-2024-maior
16/05/2024
Lançamento do Outlook GlobalFert 2024: Principais Tendências e Perspectivas para o Mercado de Fertilizantes