De Olho no Material Escolar: Andav apoia movimento que pede atualização de livros didáticos nas escolas sobre a agropecuária

Nesta terça-feira (05/04) o presidente da Andav, Paulo Tiburcio, acompanhou um evento que discutiu a atualização do conteúdo do material didático oferecido nas escolas, e que muitas vezes não reflete a realidade do produtor rural e do agronegócio. 

O encontro, promovido pela Associação De Olho No Material Escolar (DONME) e realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), reuniu representantes de vários setores do agronegócio brasileiro e das principais editoras do país. 

Segundo a DONME, o evento apresentou o agro, com dados científicos, às editoras e representantes do setor educacional em São Paulo. O objetivo da associação é chamar a atenção das informações que fazem parte dos livros que são usados nas escolas.

Um dos convidados foi o presidente da Embrapa, Celso Moretti, que apresentou aos educadores uma palestra sobre as inovações na agropecuária nesses últimos cinquenta anos. “O Brasil deixou de ser importador para ser um dos maiores produtores de alimentos e fibra energia do mundo, e eu acho que o conteúdo do material escolar pode trazer esse orgulho para os nossos jovens, não só aqui dentro do Brasil, mas fora. Quando se tornarem líderes no futuro, que eles tenham orgulho de dizer que o Brasil alimenta 800 milhões de pessoas e vai continuar alimentando o mundo e, o mais importante, preservando o meio ambiente”, diz Moretti.

Frentes de trabalho da Associação De Olho no Material Escolar

FOTO: EVERTON AMARO /FIESP

Em recente entrevista à Revista Andav em Ação, a presidente da Associação De Olho no Material Escolar, Letícia Jacintho, apresentou a missão da entidade em propor uma revisão do material didático, corrigindo e atualizando a forma como o setor é retratado para que esse debate enriqueça os livros e auxilie professores e alunos com informações reais. “Propomos apoiar o setor público, escolas, editoras e autores, contribuindo para uma visão mais científica, baseada em fatos e dados oficiais”.

Entre os projetos desenvolvidos pela DONME, está um estudo do material didático escolar sobre o tema Agronegócio e a realidade atual no Brasil, realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA). A Andav é uma das entidades que apoiam a realização do projeto. “O nosso propósito compreende que o desenvolvimento da agroeconomia brasileira está muito além dos campos, ou limitado à nossa cadeia de abastecimento. Empreendemos esforços para fortalecer projetos e comunidades que objetivem a construção de uma sociedade mais justa, e a educação é a base para essa transformação”, conta o presidente executivo da Andav, Paulo Tiburcio.

Para entrar em contato com a De Olho no Material Escolar, envie um e-mail para deolhonomaterialescolar@gmail.com. Você também pode acompanhar a atualização os projetos pelos perfis da Associação nas mídias sociais – Instagram @deolhonomaterialescolar.

Confira na Revista Andav em Ação nº 20, uma entrevista com a presidente da Associação De Olho No Material Escolar, Letícia Jacintho.

Com informações da DONME e do Canal Rural

Veja outras notícias relacionadas

Enem (6)
22/01/2024
Novo Conselho Diretor da Andav assume gestão da entidade pelos próximos dois anos
17e7af25-30cc-40b3-8916-9b0b4bb95117
08/01/2024
Lei dos Defensivos Agrícolas é sancionada
Design sem nome (21)
07/12/2023
Confaz aprova novo convênio sobre transferência de créditos de ICMS em operações entre estabelecimentos do mesmo titular

Veja outras notícias relacionadas

banner_
01/02/2024
Nota Andav: Produtor Rural, atenção à oferta de Recuperação Judicial
Enem (6)
22/01/2024
Novo Conselho Diretor da Andav assume gestão da entidade pelos próximos dois anos
17e7af25-30cc-40b3-8916-9b0b4bb95117
08/01/2024
Lei dos Defensivos Agrícolas é sancionada
Design sem nome (21)
07/12/2023
Confaz aprova novo convênio sobre transferência de créditos de ICMS em operações entre estabelecimentos do mesmo titular
Design sem nome (20)
05/12/2023
Andav acompanha Conferência Americana sobre Distribuição de Insumos