Liberados 172 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul entre Goiás e São Paulo

Localizado entre São Simão (GO) e Estrela D’Oeste (SP), foi liberado nesta quinta-feira (4) um trecho de 172 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul, que facilitará o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste para o Porto de Santos (SP). O Presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participaram do evento, em São Simão.

Esse trecho da Ferrovia Norte-Sul é operado pela Rumo, empresa que arrematou, em leilão, em março de 2019, os tramos central e sul da ferrovia. Com duração de 30 anos, o contrato abrange 1.537 quilômetros entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP), que estarão totalmente operacionais até o fim de julho de 2021.

“Tem uma revolução acontecendo na infraestrutura, às vezes sem ser percebida. Tivemos em Anápolis em 31 de julho assinando o contrato e hoje estamos aqui celebrando uma entrega importante, a ligação de Estrela D’Oeste a São Simão. Mais de R$ 700 milhões investidos nesse segmento que vai começar a transformar a realidade local, a vida das pessoas”, afirmou o ministro.

O ministro destacou a importância dos investimentos em ferrovias, que aumentarão a participação do modal na matriz de transportes brasileira nos próximos anos e dinamizará a economia. “Os países desenvolvidos costumam ter 40% em média de participação do modal ferroviário na matriz de transporte. Estamos plantando as sementes que vão nos levar de uma participação de 15% para 35%. Isso não vai acontecer em 50 anos, isso vai acontecer nos próximos 8, 10 anos.”

Também foi inaugurado o terminal rodoferroviário de São Simão, que será administrado pelas empresas Rumo e Caramuru Alimentos, que investiram na construção do projeto. No local, será feito o transbordo, ou seja, o escoamento da produção de cargas como soja, milho e farelo de soja. A previsão é movimentar mais de 5,5 milhões de toneladas de produtos por ano. O terminal está interligado à Ferrovia Norte-Sul.

A Ferrovia

A Ferrovia Norte-Sul, cujo projeto foi anunciado ainda durante o governo José Sarney (1985-1990), foi desenhada para ser a espinha dorsal do sistema ferroviário nacional. Projeção da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) indica que a demanda potencial da Norte-Sul é de movimentar 22,73 milhões de toneladas de cargas até 2055.

A Ferrovia Norte-Sul reduz os custos de transporte e, assim, barateia a comercialização dos produtos no mercado interno e também os torna mais competitivos no exterior. O transporte ferroviário ainda incentiva a produção agrícola, reduz a emissão de poluentes e os acidentes em estradas.

Conexão à internet

Durante a cerimônia, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou a instalação de um ponto do programa Wi-Fi Brasil no distrito de Itaguaçu (GO), que tem mais de mil pessoas e, até então, não tinha sinal de internet. De acordo com o ministro, em Goiás, já são mais de 141 pontos de internet da iniciativa.

A antena, o roteador e os aparelhos necessários para captar o sinal do satélite estão instalados na subprefeitura do distrito.

Fonte: Assessoria de Comunicação Ministério da Infraestrutura

Veja outras notícias relacionadas

banner_
28/03/2024
Atendendo a pedido de entidades do setor produtivo, Governo do RS adia em 30 dias início da vigência de decretos
IMG_1915
18/03/2024
Andav oficializa Novo Conselho Diretor em Cerimônia com autoridades em Brasília
banner_
01/02/2024
Nota Andav: Produtor Rural, atenção à oferta de Recuperação Judicial

Veja outras notícias relacionadas

18/04/2024
Associado Andav, últimos dias para garantir sua participação na Pesquisa Andav 2024!
banner_
28/03/2024
Atendendo a pedido de entidades do setor produtivo, Governo do RS adia em 30 dias início da vigência de decretos
IMG_1915
18/03/2024
Andav oficializa Novo Conselho Diretor em Cerimônia com autoridades em Brasília
banner_
01/02/2024
Nota Andav: Produtor Rural, atenção à oferta de Recuperação Judicial