Na última sexta-feira, 6 de dezembro, Florianópolis (SC) foi palco do Summit Agroconsult, um evento que reuniu lideranças do setor agropecuário, especialistas e autoridades políticas para debater os principais desafios e tendências do agronegócio brasileiro.
A abertura oficial foi conduzida pela senadora Tereza Cristina, que destacou o papel estratégico do Brasil como líder global no setor agrícola. Ao longo do dia, debates com especialistas abordaram temas estratégicos, como o mercado de insumos, crédito e financiamento, e ciclos de investimentos. Um dos destaques foi o painel sobre Transição Energética, Biocombustíveis e Mercado de Carbono, coordenado pelo deputado Pedro Lupion. A discussão ressaltou o papel do agronegócio na transição para um futuro energético mais sustentável, destacando o uso de biocombustíveis, como o etanol e o biodiesel, para substituir fontes fósseis e transformar o Brasil em um líder global em energia limpa.
O presidente executivo da Andav, Paulo Tiburcio, participou do debate sobre Crédito e Financiamento, coordenado pela senadora Tereza Cristina e André Debastiani (Agroconsult). O painel também contou com a presença de Carlos Aguiar (Santander) e Marcelo Batistela (BASF). Juntos, os participantes discutiram inovações e caminhos para melhorar o acesso ao crédito e financiamento, elementos essenciais para impulsionar o desenvolvimento do setor.
“O crédito agrícola é a ferramenta que possibilita aos produtores e às empresas do segmento investir em tecnologia, aumentar a produtividade e contribuir para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro. Nosso objetivo é fortalecer as alternativas existentes e desenvolver novas soluções mais acessíveis para impulsionar o setor”, afirmou Paulo Tiburcio.
O evento foi encerrado com uma fala inspiradora de Roberto Rodrigues, professor emérito da FGV Agro, que reafirmou o compromisso do setor com a inovação e a sustentabilidade.
