Reforma Tributária na Prática: O que muda para o Distribuidor em 2026.  

Estamos em novembro de 2025, a menos de dois meses do início do período de transição da reforma tributária, que começa em 2026 com a fase piloto e se estenderá até 2032, quando a legislação será aplicada integralmente a partir de 2033. Muitas empresas ainda têm dúvidas sobre o que vai ocorrer em cada etapa desse processo.

Para apoiar os Distribuidores de Insumos Agropecuários, a Andav destaca as principais mudanças previstas para 2026, ano em que a emissão da Nota Fiscal Eletrônica será adaptada ao novo modelo tributário e se inicia a fase piloto da CBS e do IBS.

Nos próximos sete anos, o novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA) Dual: composto pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS); será gradativamente implementado. As empresas começarão a emitir documentos fiscais com alíquotas de teste para se adaptarem aos novos sistemas.

O ano de 2026 será um período de testes, com alíquota simbólica de 1%, sendo 0,9% para a CBS e 0,1% para o IBS. A arrecadação desses valores será compensada com o que as empresas já pagam de PIS e Cofins, sem aumento da carga tributária neste ano.

Será necessário adaptar os sistemas de emissão de notas fiscais (NF-e, NFS-e) para incluir os campos da CBS e do IBS. O preenchimento desses campos será obrigatório no ambiente de produção a partir de 5 de janeiro de 2026.

Contribuintes que cumprirem corretamente as novas obrigações acessórias, emitindo notas fiscais com os campos da CBS e do IBS, estarão dispensados de recolher o imposto de teste. Já as empresas que não se adaptarem a tempo poderão ter suas notas fiscais rejeitadas e, em último caso, serão obrigadas a recolher os valores de teste, ainda que compensáveis.

Diante desse cenário, a Andav seguirá acompanhando de perto a transição e, para apoiar seus associados, disponibilizará uma trilha de conhecimento na Plataforma EducAndav, com conteúdos sobre a reforma tributária para a adaptação das empresas.

Além disso, no dia 25 de novembro de 2025, a Andav realizará uma sessão prática para esclarecer dúvidas e orientar os distribuidores sobre a aplicação das mudanças no cotidiano do negócio.
Com essas iniciativas, a Andav reforça seu compromisso em apoiar os distribuidores na adaptação às novas regras, garantindo informação, capacitação e segurança durante todo o período de transição tributária.