Necessária Inclusão da Distribuição de Insumos Agropecuários no Projeto de Lei 320/2025

A Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), que representa mais de 3.700 empresas de todas as regiões do Brasil, comunica o seu pedido de inclusão das empresas da Distribuição no Projeto de Lei 320/2025, de autoria do Senador da República pelo Rio Grande do Sul,  Luis Carlos Heinze. O PL trata da securitização de dívidas rurais em municípios impactados por eventos climáticos adversos a partir de 2021, e essa inclusão é fundamental para a sustentabilidade do Agro.

Celebramos e apoiamos a iniciativa proposta pelo projeto do Senador Luis Carlos Heinze e reforçamos a nossa solicitação protocolada através de ofício ao seu Gabinete.

As empresas da Distribuição são responsáveis por financiar diretamente parte da produção em campo, oferecendo crédito, assistência técnica gratuita e o acesso a tecnologias essenciais para a atividade agropecuária. A exclusão dessas empresas das medidas de socorro propostas no PL 320/2025 cria uma assimetria no mercado, prejudicando diretamente o princípio da isonomia e a livre concorrência, além de comprometer o abastecimento de insumos e a sustentabilidade econômica da região.

Nesse contexto, solicitamos a revisão do projeto para garantir a inclusão das empresas de Distribuição de Insumos Agropecuários, reconhecendo seu papel estratégico e o impacto direto de sua atividade na cadeia produtiva nacional.

Seguimos à disposição de todos os envolvidos neste importante movimento, para contribuir com informações e análises que possam aprimorar a proposta e garantir que o apoio chegue a todos os elos dessa importante cadeia produtiva.

Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários
17 de fevereiro de 2025