Gestão de Metas e Estoques na Distribuição de Insumos Agropecuários

Os últimos meses do ano são desafiadores para todas as empresas, o que não é diferente com as da Distribuição de Insumos Agropecuários, onde a pressão para alcançar os resultados gera uma verdadeira corrida contra o tempo.

De acordo com o último levantamento realizado pela Andav, no início de outubro de 2024, a média de estoque disponível na Distribuição, em relação ao faturamento previsto no ano registrava em torno de 26%, bem semelhante ao ano passado.

É fato que estoque acima da necessidade da empresa ocasiona problemas de ordem financeira; de armazenamento; segurança e principalmente desalinhamento do balanço financeiro.

Analisar criteriosamente todos esses fatores é crucial para a sustentabilidade do seu negócio. Nesse cenário, as lideranças das empresas na Distribuição necessitam manter um canal de comunicação aberto com suas equipes, sendo claros quanto às possibilidades reais de alcançar as metas do ano.

Outro dado importante é sobre o andamento do mercado em cada região e por segmento. Até o final de setembro de 2024, segundo as empresas Associadas Andav participantes deste levantamento, cerca de 81% nas negociações com os fornecedores e 68% com os produtores já havia sido realizada a nível Brasil.

O ano de 2024, não diferente de outros anos, está sendo um ano desafiador, entretanto, mesmo neste cenário, 60% dos associados Andav, que responderam esta pesquisa, confiam que irão atingir seus objetivos e 11% vão superá-los.

Associado Andav, proteja a sua empresa! A integridade e a capacidade de recusar metas impraticáveis quando necessário, são marcas de uma boa gestão pautada em boas práticas de governança.