A Reforma Tributária traz mudanças significativas ao sistema fiscal brasileiro, buscando simplificar a tributação, melhorar a eficiência e promover maior equidade entre os setores econômicos.
Aprovada após décadas de debates, a Reforma Tributária representa uma transformação profunda no sistema fiscal do país, substituindo cinco tributos (PIS, Cofins, ICMS, ISS e IPI) pelo Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que será dual, ou seja, composto por dois tributos: CBS e IBS, alinhando o Brasil a padrões internacionais e buscando simplificação, transparência e equidade fiscal. Para as empresas da Distribuição, a mudança exige revisão imediata de estratégias e operações financeiras.Contudo, os efeitos dessa Reforma só começarão a se manifestar a partir de 2026, sendo que o processo de transição para o modelo de tributação utilizando o IVA Dual sobre consumo será um processo gradual e prolongado. Por isso, 2025 está sendo um ano estratégico para mapear impactos, treinar equipes e adaptar processos. A convivência entre os dois sistemas tributários durante a transição aumentará a complexidade e os custos com conformidade, tornando essencial uma preparação cuidadosa.
Outro desafio será a necessidade de rápida monetização dos saldos credores do regime atual e custos adicionais com ajustes operacionais. Para os Distribuidores de Insumos Agropecuários, a Lei Complementar 214/2025 traz avanços, como o sistema de diferimento e a isonomia tributária entre distribuidores, cerealistas e cooperativas. O recolhimento de IBS e CBS será diferido nas vendas a produtores rurais não contribuintes que utilizem os insumos na produção destinada a compradores com direito a créditos presumidos.
A Reforma Tributária isenta totalmente produtos da cesta básica, como hortícolas, frutas, ovos, arroz, leite, café, carnes e massas, e concede redução de 60% para alimentos processados. Porém, insumos antes isentos, como defensivos agrícolas e sementes, passarão a ser tributados, podendo elevar custos de produção. Apesar dos desafios da transição, a medida moderniza o sistema fiscal, aumenta a transparência e tende a gerar benefícios sustentáveis, com implementação gradual para preservar a estabilidade econômica.
Série Especial Andav debate os impactos da Reforma Tributária
Nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2025, a Andav promove uma Websérie sobre a Reforma Tributária e os impactos para o Distribuidor de Insumos. Serão três dias de encontro on-line com especialistas, focados em discutir as principais mudanças e seus impactos para o setor.
26 de agosto | Impacto para o agro e transição de regimes
27 de agosto | Preparação contábil e integração com os sistemas de informação
28 de agosto | A importância do Planejamento Tributário e o impacto no recebimento
Data: 26 à 28 de agosto
Horário: Das 14h às 15h30 (Horário de Brasília)
Inscrição e transmissão: Plataforma Educandav