A edição 2024 da Pesquisa Nacional da Distribuição, promovida pela Andav junto aos associados de todo o país, revela uma movimentação consistente do setor em direção ao uso de soluções biológicas na agricultura. Quase 80% dos Distribuidores trabalham com Defensivos Biológicos, e 40% com outros bioinsumos. Metade dos associados que já trabalham com defensivos biológicos — como bionematicidas, biofungicidas e bioinseticidas — também incluem bioinsumos em seus portfólios, como bioestimulantes, bioativadores e biomaturadores.
A comparação entre as duas últimas edições da pesquisa mostra um crescimento de 8% na participação dos associados nesse segmento. Esse movimento também se reflete nos resultados: a participação dos biológicos no faturamento médio do Distribuidor cresceu de 2% para 3,4%, mesmo diante de uma queda no valor absoluto. Isso indica uma valorização crescente desses produtos e o surgimento de novas oportunidades de mercado.
Em 2022, os Distribuidores trabalhavam, em média, com dois fornecedores de bioinsumos. Na última edição, 25% dos associados consideraram que o desenvolvimento e lançamento frequente de produtos inovadores é um fator determinante na escolha do fornecedor. Para 27% dos distribuidores, a geração de demanda e o suporte ao posicionamento no campo são os fatores determinantes na escolha do fornecedor.
Esta adesão aos biológicos está relacionada ao crescente interesse por práticas agrícolas inovadoras, onde a Distribuição tem papel central na democratização dessas tecnologias. Investir em conhecimento técnico, relacionamento com fornecedores e orientação ao produtor é essencial para os Distribuidores seguirem evoluindo e contribuindo para o fortalecimento do Agro. O uso de bioinsumos é essencial para a proteção dos sistemas de controle em diversas culturas. Embora sua utilização esteja em crescimento, podemos apontar que a médio e longo prazo, o uso deve se consolidar como complementar, sem substituir as práticas agrícolas existentes.
Sobre a Andav
A Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) é uma entidade brasileira que, há 34 anos, representa empresas da Distribuição de Insumos Agrícolas e Veterinários. Atualmente, reúne mais de 3.700 unidades comerciais de todas as regiões do Brasil, responsáveis por levar as boas práticas ao campo e acima de tudo zelar pelo bom funcionamento da cadeia produtiva, ao estender conhecimento, produtos, serviços e tecnologia.
Sobre a Pesquisa Nacional da Distribuição
A Pesquisa Nacional da Distribuição é um estudo liderado pela Andav, e que reúne, anualmente, dados estratégicos sobre o perfil, os desafios e as tendências da Distribuição de Insumos Agropecuários no país. Em 2025, a pesquisa chega à sua 10ª edição, consolidando-se como o principal painel da Distribuição no Brasil.