Distribuidor tem papel fundamental para escalar tecnologias e fomentar sustentabilidade no agro

Não existe sustentabilidade sem tecnologia e o distribuidor tem papel fundamental para levar tecnologias ao produtor rural, especialmente, àquelas que resultam em menor impacto ambiental e redução das emissões de gases de efeito estufa. Esse tema esteve em debate no painel ESG e Sustentabilidade Aliadas à Inovação e às Tecnologias no Agronegócio do 13º Congresso da Andav, realizado pela Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), e organizado pela Zest Eventos, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

“É necessário investir em governança e compartilhar com seus clientes as informações de forma transparente e ágil. Isso colabora com a eficiência dos serviços. O produtor está pronto para absorver novas funcionalidades e processos para o crescimento da agricultura sustentável”, explicou CEO da Fiagril, Henrique Mazzardo.

O chefe da geral da Embrapa Agrossilvipastoril, Laurimar Vendrusculo, comentou que aplicar o iLPF (Intergração Lavoura, Pecuária e Floresta) traz mais resiliência diante dos efeitos das mudanças climáticas. “A tecnologia demanda uma mudança na forma de pensar a produção. Os distribuidores podem fornecer insumos agregando valor aos sistemas desenvolvidos”, disse.

Para a chefe Geral da Embrapa Meio Ambiente, Paula Packer, é momento de sair da bolha e tropicalizar a sustentabilidade brasileira, mostrando sua verdadeira vocação como um país produtor. “Precisamos aprender a comunicar nossos indicadores. Há tecnologia para mitigar e adaptar”, reiterou. A moderador do painel, a advogada especialista em Direito Ambiental, Samantha Pineda, enfatizou a necessidade de o Brasil agir e mostrar como se faz agricultura sustentável.

Revendas de insumos agrícolas investem em boas práticas de gestão

O painel “Distribuidor 360º: Tendências de Gestão e Posicionamento no Mercado”, do 13º Congresso Andav, destacou a jornada de desafios e oportunidades de gestoras à frente de empresas de insumos agropecuários e os temas cruciais da gestão do segmento de distribuição de insumos, entre os quais, administração do negócio, marketing, questões tributárias, vendas e recursos humanos.

Para a diretora da Adagro, Priscila Favaretto, a boa gestão deve ir além da temática operacional e abarcar a perspectiva estratégica do negócio. A sócia da Apoio Agrícola, Luciana Chaves, ressaltou que o produtor rural, quer mais do que apenas adquirir o produto. “Ele quer apoio, consultoria, assistência técnica, pós-venda”, afirmou.

A coordenadora jurídica da Agro Hara, Jaqueline Hara, lembrou de especificidades do agro, como, por exemplo, os créditos presumidos de ICMS, que ficam retidos e consequentemente impactam no caixa dos distribuidores, enquanto gerente de marketing da Aprovar Agropecuária, Fernanda Nogueira, pontuou a busca por um marketing de insumos mais humanizado e não apenas somente pelo ponto de vista puramente comercial.

Contribuição do IPA e das entidades setoriais para o desenvolvimento do agro

A evolução da agricultura da porteira para dentro colocou o Brasil em um novo patamar. “Mesmo assim, o setor ainda lida com problemas recorrentes como falta de crédito e subsídio e a logística mais cara do mundo”, enfatizou o presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), Nilson Leitão, durante o 13º Congresso Andav.

Desde sua criação em 2011, o IPA tem colaborado para a modernização da legislação brasileira. Hoje, são 59 entidades participantes, incluindo a Andav, que contam com a organização do IPA junto a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), nas agendas para debater os temas e defender os interesses da agricultura. Os temas principais na pauta atual são regularização fundiária, marco temporal, modernização da lei dos defensivos e novas ferramentas do Fiagro. A seu ver, as entidades têm trazido o debate e provocado uma mudança de comportamento na política do agronegócio.

Andav assina acordos de cooperação com a Secretaria da Agricultura de Minas Gerais e com a Aenda

A Andav assinou dois importantes acordos de cooperação para contribuir com o desenvolvimento técnico do agro brasileiro, durante o 13º Congresso Andav. O acordo de cooperação mútuo com a Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais tem o objetivo de desenvolver ações nas áreas de armazenamento, comércio e transporte de insumos agropecuários, além de boas práticas agrícolas.

De acordo com Paulo Tiburcio, presidente executivo da Andav, esse é o oitavo acordo de cooperação assinado pela entidade. “Minas Gerais é fundamental para o agro e para o Brasil e esse acordo reforça nosso compromisso com o desenvolvimento de nosso setor”, afirmou. Para José Hara, presidente do Conselho Diretor da Andav, a associação tem trabalhado para uma agricultura ainda mais dinâmica e sustentável. “Por isso, agradecemos à secretaria e ao estado pela confiança em realizar essa parceria”.

Caio Coimbra, subsecretário de Política e Economia Agropecuária do Estado de Minas Gerais, destacou que o acordo de cooperação é fundamental para a secretaria e para o estado, agregando conhecimento técnico e contribuindo no desenvolvimento da agricultura mineira.

O segundo acordo de cooperação foi assinado com a Associação Nacional das Empresas de Produtos Fitossanitárias (Aenda), com o objetivo de executar projetos na área de capacitação e realizar ações regulatórios no setor industrial e na área de distribuição de insumos, além de troca de informações entre as duas entidades.

Participaram da solenidade de assinatura por parte da Andav, José Hara e Paulo Tibúrcio, e pela Aenda, o diretor executivo Luis Carlos Ribeiro.

Uma vida de propósitos e significados – A palestrante Dani Amaral fez uma reflexão sobre propósitos e significados, trazendo experiências e situações vivenciadas em sua vida. Ela ponderou que praticamente todas as pessoas buscam o sucesso, mas são poucos que sabem seu real significado. Para ela, sucesso significa ter resultado positivo naquilo que se propõe a fazer. “As pessoas esquecem de celebrar os pequenos sucessos”, pontuou. Mencionou também a importância de se construir propósito, que passa pela clareza de metas e do resultado que se quer alcançar em um prazo determinado.

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