A Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e a CropLife Brasil assinaram, na última quarta-feira, dia 17 de agosto, durante o Congresso Andav 2022, um convênio de cooperação para promover cursos de formação de aplicadores, nos parâmetros do Programa Nacional de Habilitação de Aplicadores de Agrotóxicos, o Aplicador Legal.
“É uma honra participar dessa assinatura. A Andav segue com seu compromisso de fomentar as boas práticas do campo”, disse o presidente do Conselho Diretor da Andav, Oswaldo Abud.
O presidente da CropLife Brasil, Christian Lohbauer, afirmou que a Andav tem sido uma importante parceira nesses anos. “Nossa ambição é treinar e certificar mais de 1,5 milhão de aplicadores no país, e a Andav é uma parceira fundamental nesse processo”.
Durante a assinatura do convênio de cooperação, o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Goulart, ponderou que o setor precisa assumir o desafio do uso dos defensivos agrícolas, uma vez que o agro é baseado em ciência, tecnologia e competência técnica. “Os aplicadores treinados aumentam a eficiência do uso, reduzem custos e é possível comunicar melhor a sociedade, dando segurança para quem consome o alimento”.
Segundo Goulart, o prazo para cadastro dos aplicadores é arrojado. “Nenhum desafio no agro se mostrou grande o suficiente para nós perdermos. O setor sempre superou todos. Daqui cinco anos, o país vai ser campeão mundial não apenas na logística reversa de embalagens de agrotóxicos, mas na capacitação de aplicadores”.
Também participaram da assinatura o presidente executivo da Andav, Paulo Tiburcio, e a diretora da divisão de Defensivos Químicos da CropLife Brasil, Andrezza Martinez.