A Andav participou no dia 15 de outubro, do debate na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), sobre o Programa Nacional de Rastreabilidade de Produtos Agrotóxicos.
O objetivo da discussão foi avaliar os impactos da nova regulamentação no setor, que busca aumentar a transparência, a segurança e o controle sobre o uso, comercialização e transporte de defensivos agrícolas no país. A entidade foi representada pelo Gerente de Treinamento e Educação da Andav, Antonio Luiz Neto Neto, que pontuou em sua fala os desafios da implantação de um programa de rastreabilidade a nível nacional.
Antonio Neto destacou que o setor já realiza a rastreabilidade em diversos estados, citando como exemplo Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul, por força de lei, utilizando principalmente dados de nota fiscal, e pontuou que essas iniciativas já estruturadas deveriam ser apreciadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, sugerindo que isso resultaria em uma solução muito mais eficiente. Por fim, ele argumentou que o foco deve ser o combate aos produtos ilegais, e que a pauta de rastreabilidade de insumos agropecuários deve ser aberta ao diálogo, para que o programa seja construído em conjunto com todos os elos da cadeia do agronegócio.