Observatório da Agropecuária Brasileira disponibiliza nova versão de painel com dados sobre Crédito Rural

Painel Temático de Crédito Rural do Observatório da Agropecuária Brasileira foi atualizado nesta terça-feira (6) e já oferece informações consolidadas e oficiais sobre os principais programas de crédito rural do Brasil. A versão contempla novidades tanto na plataforma estatística, como na plataforma geoespacial. 

Na plataforma estatística, houve a implementação de novos filtros de busca e a possibilidade de acompanhamento do Plano Safra. E na plataforma Geoespacial, a grande mudança foi a disponibilização de mapas que trazem as estatísticas de forma regionalizada das aplicações de crédito por fonte de recursos, programas, produtos e atividades, individualizadas por suas finalidades.

Além disso, nessa nova versão, o usuário poderá pesquisar por modalidade do crédito, atividade, segmento e produtos, possibilitando o acesso a um conjunto maior de informações sobre os dados das operações de crédito rural. O painel também permite que o usuário acompanhe a execução do Plano Safra.

Outra novidade

Painel Temático de Produtos Agrícolas, também disponível no Observatório, agora conta com doze novas culturas agrícolas: algodão, amendoim, aveia, cana de açúcar, canola, centeio, cevada, gergelim, girassol e mamona, sorgo, triticale. Agora, a plataforma estatística totaliza 18 produtos. As culturas de arroz, café, feijão, milho, soja e trigo já podiam ser acessadas anteriormente.

O painel contempla em um mesmo lugar informações de crédito, cultivo, custos, disponibilidades e mercado de importantes culturas agrícolas brasileiras, podendo ser visualizadas por meio da plataforma estatística e da plataforma geoespacial.

A versão possibilita visualizar informações por cada uma das safras anuais traz a visão tabular de todos os produtos juntos e totalizados por UF e região, além de destacar o Valor Bruto da Produção dos últimos dez anos. Ao selecionar a cultura, o site apresenta os custos da produção, oferta e demanda, estoques públicos, suprimento, leilões – compra e venda -, importação e exportação, entre outros dados.

Além da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que fornece grande parte dos dados, as informações integradas têm por fonte o Mapa, o Banco Central do Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério da Economia.

Observatório

O Observatório da Agropecuária Brasileira sistematiza, integra e disponibiliza um gigantesco conjunto de dados e informações da agricultura e pecuária do país – e também mundial -, tornando-se, assim, uma inovadora solução tecnológica. A ferramenta provê subsídios aos processos de tomada de decisão e de formulação de políticas públicas.

Seu objetivo é fortalecer e aprimorar a integração, a gestão, o acesso e o monitoramento dos dados e informações de interesse estratégico para o setor agropecuário e para o Brasil. O acesso ao sistema é aberto ao público, sendo algumas informações disponíveis conforme os perfis de acesso.

Veja outras notícias relacionadas

manifesto
04/12/2025
Manifesto pela derrubada do veto 35/2025
dell_figura (3)
02/12/2025
Andav recebe lideranças do Crea-SP
BannerConselho
01/12/2025
Eleito Conselho Diretor da Andav para o biênio 2026/2027

Veja outras notícias relacionadas

buranello
04/12/2025
Presidente do Ibda alerta que abusos em recuperações judiciais podem retrair crédito privado ao agronegócio
manifesto
04/12/2025
Manifesto pela derrubada do veto 35/2025
dell_figura (3)
02/12/2025
Andav recebe lideranças do Crea-SP
BannerConselho
01/12/2025
Eleito Conselho Diretor da Andav para o biênio 2026/2027
dell_figura (2)
01/12/2025
Reunião Regional de Associados Andav em Minas Gerais
dell_figura (1)
28/11/2025
Andav participa de almoço com o governador Romeu Zema
Notícias - Visitas (2)
28/10/2025
Reunião Regional Andav no Nordeste
Notícias - Visitas (3)
24/10/2025
Evento de Encerramento do Programa Educacional Agronegócio na Escola da Abag/RP
Banner Notícias Andav 2025 (3)
16/10/2025
Andav compõe audiência pública sobre rastreabilidade de defensivos agrícolas na Câmara dos Deputados