Redes de Inovação para o Agronegócio reúnem ecossistema para o crescimento do setor

Portal reunirá informações sobre as Redes de Inovação para o Agro e seus componentes em 2022

Um ecossistema entre entidades públicas e privadas, universidades, produtores rurais, empresas do setor, profissionais e entidades de classe forma redes de inovação no agro em prol do desenvolvimento local. Essa é a definição das Redes de Inovação para o Agronegócio no Brasil, que somam agendas de governança para o crescimento do agro.

Em Toledo (PR), na quinta-feira (9), foi inaugurada a Rede de Inovação para o Agronegócio do Oeste do Paraná com foco em possibilitar a criação de ferramentas tecnológicas que impulsionam a produtividade e fomentam a criação de startups e o desenvolvimento de pesquisas nos parques tecnológicos e nas universidades. Também conhecida como Iguaçu Valley.

Em mensagem de vídeo, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, parabenizou a região e destacou a parceria regional para a formação de ecossistemas inovadores. “Sabemos que a tecnologia e a inovação são fatores transformadores e o nosso agro vem transformando o país de Norte a Sul com ciência, produtividade e sustentabilidade. Temos, cada vez mais, engajamento do setor produtivo e da agroindústria. Na região, ainda temos um excelente alinhamento com a academia e com o nosso parceiro Sebrae. Todos juntos, continuaremos a transformar o agro”, declarou.

A Rede de Toledo é a terceira inaugurada no país. Outras duas regiões já receberam o reconhecimento: Londrina, também no Paraná, teve sua Rede inaugurada em 2019, e o Cerrado Mineiro, na última semana.

Além destas iniciativas, já estão em fase de formulação de estratégias para consolidação as Redes de Inovação para o Agro no Mato Grosso do Sul; do Corredor Tecnológico de São Paulo; de Goiás; e uma ampla iniciativa de inovação aberta no contexto da Região Nordeste, denominada Projeto Agronordeste Digital.

Neste ecossistema, o Mapa constrói uma estratégia que leva em conta as particularidades de cada região, privilegia o arranjo local existente, promove trocas com regiões mais maduras e busca diagnosticar pontos de melhoria e potencialidades de cada localidade.

“Seja por meio de ações de fomento, de capacitação, de geração de novas startups e de aproximação com os produtores, o Mapa busca articular ações cujo protagonismo seja dos atores locais em uma agenda de articulação positiva para o crescimento”, frisa a diretora de Apoio à Inovação para Agropecuária do Ministério da Agricultura, Sibelle Silva.

A diretora ainda explica que o Mapa exerce um papel de tutoria na conformação da rede e direcionamento de esforços locais. “Muitas vezes sequer são necessários recursos financeiros, mas quando são, a governança em articulação pode conseguir acessar recursos nacionais e internacionais de forma coordenada e organizada, com uma agenda clara de atividade de inovação que considera as particularidades daquela região”.

Para consolidar as informações sobre as Redes de Inovação para o Agro e seus componentes, será lançado no início de 2022 o Portal AgroHub Brasil, uma página online do Mapa dedicada a consolidar informações sobre as principais iniciativas de inovação aberta do Ministério, levando conhecimento a todos os elos do agro que atuam para a inovação acontecer.

Veja outras notícias relacionadas

imagem_IAGRO
11/08/2025
Andav renova acordo de cooperação com Iagro
FDFotografia _ Andav 2025 - Plenária Dia 3 -324
08/08/2025
Congresso Andav 2025 reúne mais de 17 mil pessoas em São Paulo
FDFotografia _ Andav 2025_PL-731[1]
07/08/2025
Congresso Andav: Agro tem papel estratégico na retomada da economia brasileira

Veja outras notícias relacionadas

CAPA InformativoNotícias (9)
14/08/2025
Andav discute ICMS sobre fertilizantes com a Secretaria da Fazenda de MG
imagem_IAGRO
11/08/2025
Andav renova acordo de cooperação com Iagro
FDFotografia _ Andav 2025 - Plenária Dia 3 -324
08/08/2025
Congresso Andav 2025 reúne mais de 17 mil pessoas em São Paulo
FDFotografia _ Andav 2025_PL-731[1]
07/08/2025
Congresso Andav: Agro tem papel estratégico na retomada da economia brasileira
117966a891e14beeac1709e9b02995f5_858x483
07/08/2025
Empresas de distribuição de insumos agropecuários associadas à Andav faturaram R$ 167 bilhões em 2024
Congresso-Andav-2025-Walter-Longo-1024x682
06/08/2025
Congresso Andav: O digital deixou de ser diferencial competitivo para se tornar infraestrutura básica
de26c929-580e-4097-8444-ba049871b625
06/08/2025
PIB do agronegócio pode crescer 9% em 2025
congresso0608
05/08/2025
Setor de Distribuição de Insumos Agropecuários registra faturamento de R$ 167 bilhões em 2024
121
05/08/2025
Congresso Andav 2025 mostra a força e compromisso do setor de Distribuição de Insumos para a evolução do agro