Instrução Normativa SEAPI 06/2017

SIG@ passa a operar no RS

Representantes da ANDAV-RS estiveram presentes na solenidade de lançamento do SIG@ (Sistema Integrado de Gestão de Agrotóxicos), que ocorreu no dia 27 de junho, no Palácio do Piratini, em Porto Alegre – RS.

No evento, o secretário da agricultura, pecuária e irrigação Ernani Polo, com a chancela do governador José Ivo Sartori assinou documento que implementa o sistema no Rio Grande do Sul.

O SIG@ é uma plataforma on-line que integra as operações relativas ao comércio de produtos agrodefensivos, desde o registro das empresas comerciantes até a emissão da receita agronômica e utilização destes produtos, ou seja, diz respeito à rastreabilidade de uso em produtos agrícolas, gerencia a emissão de receitas, implanta o processo de coletas para análise de resíduos, disponibilizando um banco de dados atualizado.

A partir de agora, o Estado começa a ter informações concretas sobre este comércio, o que beneficiará o controle nas lavouras gaúchas e poderá propor políticas públicas específicas e mais detalhadas. O cruzamento de informações também permitirá investigar o uso de químicos aprovados para determinada cultura em outra.

A Instrução Normativa 06/2017 foi publicada no Diário Oficial do Estado em 28/06/17 (acesse aqui a publicação) e os estabelecimentos comerciais terão até 90 dias, ou seja até 25/09/2017, para adequação dos sistemas aos modelos disponíveis no site: http://www.agricultura.rs.gov.br/sig-clique-aqui

Em caso de dúvidas, entrar em contato através do e-mail siga@agricultura.rs.gov.br ou atendimento@andav.com.br.