A Importância do Registro da Marca do Distribuidor

Os Distribuidores são conscientes da importância do seu negócio e da forma mais adequada de apresentar a empresa aos clientes, fornecedores e ao mercado. A Marca do Distribuidor é consolidada por um conjunto de valores, tempo de mercado, serviços e produtos ofertados e a interação única entre os clientes e a empresa.

A Marca do Distribuidor é fundamental para distinguir a empresa dos concorrentes.

Como é a Identidade Visual da Marca?

Toda marca precisa de um nome. O nome pode ser escrito de diversas formas, utilizando tipografias (tipo de letras) já existente ou criando um padrão novo.

A marca muitas vezes é formada por um elemento gráfico (símbolo). À junção do nome e do símbolo podem ser acrescentados as cores que representam a marca (ex. Coca Cola). A cor é tão importante quanto os primeiros elementos descritos acima. Ela é a primeira a ser percebida à distância e é responsável por derivar todo o padrão cromático presente na empresa, produtos ou serviços. Esse conjunto de itens são os elementos gráficos institucionais que fazem parte da identidade visual do distribuidor.

No nosso setor, os elementos de identificação visual são ainda mais importantes, já que é comum no segmento empresas com nomes muito semelhantes ou idênticos em diferentes estados (Ex.: Agro Boi, Agroterra, Casa da Agropecuária/Lavoura, Casa do Agricultor/Campo/Colono, Casa do Criador/Fazendeiro/Gado, etc.).

A marca obrigatoriamente para ser registrada precisa ser única. Recomendamos a contratação de empresas especializadas (agências de publicidade, propaganda e marketing) para a criação do logotipo e da identidade visual do distribuidor. Essas empresas possuem profissionais capacitados para a realização do trabalho.

A Marca do Distribuidor tem que ser registrada?

Sim. É fundamental o registro da MARCA da empresa.

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, registrar a marca é o principal passo para garantir seu direito de uso no mercado. Somente com a Marca Registrada o empresário tem a exclusividade de uso e as garantias contra o uso indevido por terceiros não autorizados.

Aonde é feito o Registro da Marca?

O pedido de registro de marca é realizado no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) www.inpi.gov.br. É o órgão do governo federal que analisa o pedido de registro, podendo conceder ou negar o registro da marca.

A concessão do registro de marca confere ao seu titular o direito de proteção em todo o território nacional, sendo válido por 10 (dez) anos, podendo ser renovável por igual período.

Como registrar a Marca?

Verifique o passo a passo para registrar sua marca nas instruções do INPI no Guia Básico de Marca.

Quem pode fazer o Registro?

O pedido de registro pode ser feito diretamente pelo proprietário, por empresas de Marcas e Patentes e por Advogados especialistas.

Qual é o prazo para concessão do Registro?

O processo de registro do INPI está mais célere devido a implementação do registro eletrônico. Mesmo assim, o período médio do processo para o registro da marca sem a ocorrência de oposição de terceiros é de 03 (três) anos.

A empresa já possui o Registro da MARCA o que devo fazer?

Uma vez registrada a marca da empresa o INPI concede o Certificado do Registro da Marca (vide certificado ANDAV). É fundamental o acompanhamento do período de vigência do certificado (10) anos. Caso esteja próximo ao vencimento necessário o pedido de renovação.

E lembre-se: sua marca representa sua empresa. Invista nela!

Dúvidas entre em contato conosco atendimento@andav.com.br