Colmeia Viva® participa do VIII Congresso ANDAV

Colmeia Viva® participa do VIII Congresso ANDAV e defende complementaridade entre os defensivos agrícolas e a polinização realizada pelas abelhas

 

O Colmeia Viva® é uma realização do setor de defensivos agrícolas sob a governança do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), apoiador institucional do VIII Congresso ANDAV, realizado em agosto. O objetivo do Movimento Colmeia Viva® é incentivar o diálogo entre agricultores e criadores de abelhas para que juntos possam encontrar caminhos para uma relação que valorize: a proteção racional dos cultivos; o serviço de polinização realizado por abelhas; a proteção das abelhas e do meio ambiente e o respeito à apicultura.

Durante o evento, o Colmeia Viva® foi representado pelo especialista em uso correto e seguro no Sindiveg, Daniel Espanholeto, que expôs aos mais de 35 fiscais presentes de todo o Brasil, as iniciativas e o plano de metas do Colmeia Viva® até 2020.

Em destaque, a complementaridade entre os defensivos agrícolas e a polinização realizada pelas abelhas. Manter o equilíbrio deste diálogo, integrando agricultura e apicultura, é a chave para garantir a produção sustentável de alimentos e a proteção das abelhas e do meio ambiente. Na visão do Colmeia Viva®, o conceito de dependência de polinização está ligado a quanto certo cultivo depende da polinização para alcançar todo seu potencial produtivo, não só pela quantidade, mas em qualidade também. As culturas dependentes da polinização animal (incluindo as abelhas) contribuem com 35% do volume de produção mundial de alimentos, representando 5% a 8% em valor da produção mundial. Esse dado faz parte do relatório divulgado em 2016 pela Plataforma Intergovernamental de Serviços Ecossistêmicos e Biodiversidade (IPBES).

Neste sentido, é fundamental o uso racional, correto e responsável dos defensivos agrícolas de modo a garantir a eficácia dos produtos na proteção das culturas agrícolas sem causar a perda de abelhas e colmeias. Afinal, o uso incorreto de defensivos agrícolas deve ser combatido porque configura um risco não só às abelhas, mas também à segurança das pessoas e do meio ambiente.

Está em curso entre a ANDAV e o Colmeia Viva® a assinatura de um termo de cooperação para implantar um plano nacional via plataforma digital voltado à prevenção da mortalidade de abelhas e mitigação de incidentes, com base na disseminação de boas práticas de uso de defensivos e na formalização do pasto apícola entre agricultores e apicultores. Há áreas-foco até 2020. Os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul são as prioridades até o final de 2018. Já os estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Bahia e Goiás são o foco até o final de 2019.

Entre as ações previstas está o reforço junto aos associados da ANDAV de algumas iniciativas do Movimento  Colmeia Viva®, entre elas o Colmeia Viva App, ambiente digital para facilitar o diálogo entre agricultores e criadores de abelhas, e o Colmeia Viva® – Assistência Técnica 0800 771 8000, um canal direto que atende a agricultores, criadores de abelhas, aplicadores de defensivos, distribuidores, revendedores e equipe de vendas das empresas signatárias e também está aberto aos fiscais de todo território nacional para esclarecer dúvidas e compartilhar boas práticas para prevenção e mitigação da mortalidade de abelhas. Atualmente, o Colmeia Viva® conta também com um Manual de Boas Práticas Agricultura-Apicultura, com mais de 70 dicas e práticas. Esse material pode ser baixado no site do Movimento Colmeia Viva®.

Os detalhes sobre os princípios, bandeiras de prioridades, metas até 2020 e iniciativas do Colmeia Viva® também estão disponíveis no site www.colmeiaviva.com.br.

Qualquer dúvida entre em contato através do Atendimento ao Associado, ou pelo telefone (19) 3203-9884.

Veja outras notícias relacionadas

Enem (6)
22/01/2024
Novo Conselho Diretor da Andav assume gestão da entidade pelos próximos dois anos
17e7af25-30cc-40b3-8916-9b0b4bb95117
08/01/2024
Lei dos Defensivos Agrícolas é sancionada
Design sem nome (21)
07/12/2023
Confaz aprova novo convênio sobre transferência de créditos de ICMS em operações entre estabelecimentos do mesmo titular

Veja outras notícias relacionadas

banner_
01/02/2024
Nota Andav: Produtor Rural, atenção à oferta de Recuperação Judicial
Enem (6)
22/01/2024
Novo Conselho Diretor da Andav assume gestão da entidade pelos próximos dois anos
17e7af25-30cc-40b3-8916-9b0b4bb95117
08/01/2024
Lei dos Defensivos Agrícolas é sancionada
Design sem nome (21)
07/12/2023
Confaz aprova novo convênio sobre transferência de créditos de ICMS em operações entre estabelecimentos do mesmo titular
Design sem nome (20)
05/12/2023
Andav acompanha Conferência Americana sobre Distribuição de Insumos