Congresso ANDAV

Tamanho da letra


V Congresso ANDAV reuniu mais de 4.455 profissionais entre congressistas e visitantes em três dias de evento

As quase 70 marcas expositoras que participaram do evento apresentaram o que existe de mais avançado em soluções para o setor da distribuição de insumos agrícolas e veterinários

O V Congresso ANDAV – Fórum & Exposição, realizado em São Paulo nos dias 17, 18 e 19 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, recebeu nos três dias de evento mais de 4.455 profissionais, entre visitantes e congressistas. O público participante teve acesso a um extenso programa de conteúdo, além de conhecer as principais novidades das empresas voltadas à distribuição de insumos. O evento é realizado pela ANDAV (Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários) e organizado pela Clarion Events.

De acordo com Henrique Mazotini, diretor executivo da ANDAV, mais uma vez o distribuidor de insumos de todo o Brasil foi protagonista dessa, que é uma das iniciativas mais representativas do agronegócio brasileiro. “Durante o evento recebemos distribuidores de todas as regiões brasileiras. Isso mostra que o agronegócio segue sua toada em ritmo forte, e a associação segue fazendo a sua lição de casa que é promover a capacitação de todos os seus agentes e buscar desenvolvimento contínuo”, afirma o executivo.

O Congresso ANDAV se consolidou como o principal espaço para os profissionais que atuam na distribuição de insumos aprimorarem a gestão de suas empresas, conhecerem novas ferramentas, reverem processos, além de se aprofundarem em questões econômicas e políticas no Brasil que afetam diretamente o setor. “Nosso objetivo é proporcionar uma reflexão ao distribuidor no final do evento: como estou posicionado hoje no mercado e para onde eu quero ir”, explica Mazotini.

Programa de Conteúdo

O primeiro dia do V Congresso ANDAV ficou marcado pela leitura oficial e entrega da carta aberta da entidade com reivindicações dos distribuidores de insumos agrícolas e veterinários ao Governo Federal. Na carta, a ANDAV incluiu quatro pontos considerados vitais para o aumento da competitividade do segmento: crédito rural, produtos ilegais, logística, e a desburocratização e modernização da legislação. Participaram da cerimônia o deputado federal Arnaldo Jardim, secretário da agricultura e abastecimento do Estado de São Paulo, e o coordenador geral de agrotóxicos do Ministério da Agricultura, Júlio César Bueno, representando a Ministra Kátia Abreu.

Entre os três painéis econômicos realizados no primeiro dia, o destaque foi para o tema que abordou os aspectos financeiros e gerenciamento de crédito e risco. Participaram do painel Marcio Vieira Recalde, superintendente de agronegócio da Caixa Econômica Federal, que falou sobre a recente entrada da instituição no setor do agronegócio; Fabiana Alves, diretora do Rural Banking Rabobank Brasil, que abordou as alternativas de crédito oferecidas pela instituição à produção agrícola, além dos critérios para realizar a avaliação de risco do produtor; Wady Cury, diretor do grupo segurador BBMAPFRE e presidente da Comissão Técnica de Seguros Agrícolas. Na oportunidade, Cury falou sobre a importância do seguro agrícola no Brasil.

Já no segundo dia de evento, um dos destaques foi o painel que falou sobre “governança corporativa”, tema que tem ganhado cada vez mais força no setor da distribuição de insumos agrícolas e veterinários. O palestrante foi Fernando Curado, professor e consultor da Saint Paul Institute of Finance e MSCI Governança e Estratégia. Na oportunidade, Curado abordou o panorama atual do setor agropecuário, seus avanços, protagonismo na economia brasileira e a necessidade que o empresário do campo tem de buscar a qualificação de seus processos, e crescer de forma sustentada. O professor também falou sobre os novos passos da governança corporativa, como desenvolver acordos societários eficientes, e criar um relacionamento sadio entre sócios.

Outro painel de destaque realizado no segundo dia de congresso abordou a inovação em gestão estratégica de pessoas e o desenvolvimento de culturas organizacionais com foco nos colaboradores. Quem falou sobre o tema foi Luiza Vincioni, sócia-diretora da Realizzare Estratégias Organizacionais e LMV Soluções Organizacionais.

Na oportunidade, a executiva fez uma apresentação sobre os caminhos para se formar um líder em uma organização. Ao longo da palestra, Luiza Vincioni falou sobre como gerenciar o conflito de gerações existentes nas empresas, e como transformar as diferenças em boas oportunidades.

No mesmo dia, o Congresso ANDAV sediou, paralelamente à programação oficial, um treinamento sobre toxicologia que reuniu representantes de 15 órgãos estaduais de defesa agropecuária de estados como RS, PR, SP, GO, MG, RJ, TO, PA, MA, ES, BA e PE.

De acordo com Carlos César Barbosa Lima, da Agência de Defesa Agropecuário do Estado do Tocantins (ADAPEC), esse contato entre os fiscais é fundamental para estreitar ainda mais a relação e caminhar juntos em prol do desenvolvimento do setor. “Com a fiscalização trabalhando firme, evitamos a atuação de empresas descredenciadas. Dessa maneira, garantimos a qualidade e eficácia dos defensivos presentes no mercado”, afirma.

O último dia de palestras, painéis e debates do V Congresso ANDAV – Fórum & Exposição foi aberto com a apresentação de um estudo de caso da empresa John Deere, que fabrica máquinas destinadas ao segmento agrícola, sobre as imagens e valores conquistados pela companhia, ao longo dos 178 anos de atuação no mercado mundial. Quem esteve à frente da palestra foi Paulo Renato Herrmann, presidente no Brasil e vice-presidente de vendas e marketing da América Latina.

Ao longo de sua apresentação, Herrmann fez um paralelo entre o desenvolvimento tecnológico ao longo dos anos, e o que a empresa fez para acompanhar esse movimento, sem perder suas características e essências. “Uma empresa, para crescer ao longo dos anos, passar por momentos de crise e se manter firme nos negócios, precisa estar atenta às mudanças impostas pelo mercado e se atualizar sempre”, afirmou o executivo.

Logo em seguida, o V Congresso ANDAV promoveu um painel de debates com profissionais que são clientes dos distribuidores de insumos agrícolas e veterinários, para contar sobre a relação entre esses dois elos no dia a dia do negócio. A mesa contou com a participação de Benildo Perini, diretor geral da vinícola Perini, a pecuarista Camila Vieira e o produtor de grãos José Augusto Tanure. O debate contou com a moderação de Marcelo Prado, sócio-diretor da consultoria MPrado.

Por fim, o V Congresso ANDAV encerrou os trabalhos dessa edição com uma palestra motivacional feita por Carlos Júlio, empresário e escritor, que falou da inovação para as distribuidoras – como desenvolver seu mercado e os passos para o sucesso empresarial. A partir de um vídeo, o empresário questionou o público sobre como agir em situações de extremo limite, em que o empresário precisa tomar decisões sobre as quais existem perdas e ganhos.

No final da apresentação, Júlio falou sobre colocar as estratégias definidas para a empresa em prática. “O empresário ou gestor precisa promover a atualização na gestão, propor metas de curto, médio e longo prazo. Isso vai exigir dos empresários novas estratégias, com novos processos e ideias”, conclui.

O Congresso na opinião dos congressistas

O Congresso ANDAV se consolidou ao longo dos anos como o evento da distribuição de insumos agrícolas. Isso em função da qualidade de seu conteúdo, com temas relevantes e que fazem a diferença no cotidiano do distribuidor. “Venho porque consigo interagir com muitos empresários que podem vir a ser meus clientes. É um lugar qualificado para todos os elos desta cadeia se comunicarem”, avalia Lino Filho, diretor da empresa SBK Business.

“Os assuntos abordados no congresso são bem direcionados para o profissional”, afirma Alexandre Ricardo Altrão, gerente comercial da Agrofértil. E completa: “Os temas de gestão de pessoas e gestão de mercado foram os que mais me chamaram a atenção no evento. Essa é a terceira vez que participo do Congresso ANDAV e voltarei na próxima edição”, disse.

Feira de negócios e networking

Além do congresso, o evento contou com uma área de exposição com mais de 60 empresas trazendo as mais novas tecnologias em produtos, sistemas e serviços voltados para o segmento. A edição de 2015 reuniu empresas nacionais fornecedoras de insumos como adubos, defensivos, fertilizantes, sementes, nutrição foliar, saúde animal, além de automação comercial e órgãos públicos.

Para Marcello Cavallieri, gerente de comunicação de marketing da Syngenta, o foco da participação da empresa no evento foi prestigiar o mercado do agronegócio. “Viemos para reforçar o relacionamento com os clientes do setor de distribuição e mostrar o valor de nossa parceria”, disse.

O gerente de Acesso ao Mercado da BASF, uma das empresas patrocinadoras do evento, Cesar Gomes Rodrigues, falou sobre a importância do Congresso ANDAV para a empresa e para o mercado. “A parceria com a ANDAV é algo que a BASF preza em ter. Já faz alguns anos que estamos juntos, patrocinando e apoiando o evento, pois acreditamos que a capacitação do sistema de distribuição do Brasil, que tornar esse sistema cada vez mais profissional, é a base para o sucesso da cadeia de negócios”, disse.

Já Ivan Moreno, diretor de Acesso ao Mercado da Bayer, ressaltou que o principal objetivo da empresa nesta edição foi o lançamento da Rede AgroServices, iniciativa da empresa em prol do desenvolvimento do agronegócio e a valorização do produtor rural. “A gente passou a olhar o mercado não mais como cadeia, mas sim como uma grande rede, na qual o distribuidor tem um papel fundamental. Nossa ideia aqui foi reforçar esse conceito”, disse Moreno.

Segundo Ricardo Almeida, diretor de marketing da FMC, os objetivos da empresa foi buscar a aproximação com os distribuidores e ampliar a sua base de canais. “Queremos retomar esse foco e entendemos que para isso o evento é um ponto de partida, pois aqui encontramos os principais distribuidores, representantes das distribuições estaduais e também os fornecedores de serviços para essa cadeia”.

“Este é um evento balizador para a gente montar as estratégias, para ver quais são as ações, quais as novidades que o mercado está apontando. É essencial, e quem trabalha com agricultura tem que estar presente”, ressalta o gerente de marketing e estratégia da empresa cearense Terra Fértil, Orion Maurício Gomes. “Foi a minha primeira vez no evento e me interessou muito conhecer, na feira, as novidades do setor de fertilizantes”, concluiu.

Próxima edição

O VI Congresso ANDAV – Fórum & Exposição já tem data marcada: de 15 a 17 de agosto de 2016, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. “A campanha de renovação das áreas está sendo um sucesso e várias novas empresas nos procuraram para participarem da próxima edição do evento”, ressalta o gerente comercial da Clarion Events, Fernando Merida.

Para mais informações sobre a próxima edição, fique atento às informações no website oficial do evento www.congressoandav.com.br. 

Veja aqui algumas imagens do evento

Assista aos depoimentos sobre o V Congresso ANDAV

 

  


Breve resumo de como foi o IV  Congresso ANDAV em 2014 clicando no ícone abaixo.
 

 

Informativos

7/8/2015 09:27:44
Armazenamento de Produtos Veterinários
7/8/2015 09:27:47
Fiscalização na Distribuição de Insumos Agropecuários
30/7/2015 16:01:03
Prorrogado o Convênio ICMS/100/97
25/3/2015 09:13:29
Receita Federal - Redução de Alíquota Zero do PIS/COFINS
Sobre qual assunto você gostaria de receber Informativos?



ANDAV - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DISTRIBUIDORES DE INSUMOS AGRÍCOLAS E VETERINÁRIOS
Rua Francisco Otaviano, 893 - Jardim Chapadão - Campinas, São Paulo CEP: 13070-056 - Telefone: (19) 3203-9884